sopa
sopa

Transforme sua carcaça de peru de Ação de Graças em uma sopa assassina durante a noite

Alivie a limpeza pós-refeição enquanto prepara a melhor sopa de peru que você já comeu.

É o fim da refeição de Ação de Graças. Pairando sobre a equipe de limpeza da cozinha está a carcaça do peru, enquanto pilhas de pratos são transportadas em direção aos balcões por convidados “prestáveis” para o jantar – assim como pratos, copos e utensílios de mesa efêmeros. Nesse ponto da refeição, geralmente você quer jogar tudo na parede, mas é preciso mantê-lo junto por tempo suficiente para dispensar as sobras e começar a rolar a louça. Permita-me tornar sua vida mais fácil resolvendo um problema rapidamente: vamos fazer sopa de macarrão de peru que é tão boa que você vai fazer de novo no próximo mês – e isso realmente economiza seu trabalho. 

Como fazer a melhor sopa de peru

No final da refeição, designe uma pessoa para remover qualquer peru que tenha sobrado na carcaça. O objetivo não são fatias; apenas retire-o do pássaro da melhor maneira possível – quanto maiores os pedaços, melhor – e jogue-o em um saco plástico que pode ser fechado novamente. Deixe uma panela grande e vazia esperando no fogão e jogue a carcaça lá, bem como quaisquer ossos que tenham voltado da mesa. Tudo bem se sobrar carne nos ossos; também ajudará a dar sabor ao caldo. Se houver vegetais nos aperitivos ou na preparação (cenoura crua ou cozida, cebola, alho, aipo, erva-doce ou cogumelos), jogue-os também. Na verdade, você pode guardar cascas de cenoura e alho, aparas de cebola e outras pontas de vegetais durante a preparação da refeição para adicionar no final da noite. Encha a panela com água fria suficiente para cobrir a carcaça, depois coloque a panela no forno e ligue-a na temperatura mais baixa, geralmente 180-200°F, e ignore até a manhã seguinte. 

De manhã, retire a panela e deixe esfriar apenas o suficiente para passar por uma peneira, para que a sopa vá para uma panela menor, e depois jogue fora o que sobrar na peneira; você deve ficar com um caldo bonito, claro e dourado. O peru tem muito pouca gordura, então não é necessário coar novamente. 

Em seguida, pique o aipo, a cenoura e os cogumelos, coloque-os na panela e aqueça em fogo médio até ferver. Deixe ferver por trinta minutos, experimente e ajuste com sal e pimenta e, em seguida, acrescente o macarrão com ovo. Deixe ferver por cinco a 10 minutos e, se desejar, acrescente um pouco de salsa picada. Está ótimo como está, mas um minuto ou mais antes de servir, você pode adicionar algumas sobras de carne de peru desfiada, apenas tempo suficiente para aquecer. 

Esta sopa tira o melhor proveito de um pássaro que muitas vezes é apenas razoável. Os ossos foram torrados, por isso dão profundidade ao caldo. Acontece que o caldo de peru é muito mais saboroso do que o próprio peru. Porém, principalmente, você conseguiu adiar o tratamento da carcaça até o dia seguinte e acabou com uma refeição totalmente separada que é fantasticamente fácil de reaquecer.

Sopa de macarrão de peru pós-Ação de Graças

Ingredientes:

  • 1 carcaça de peru
  • Água fria para cobrir
  • 16 onças de cenouras picadas
  • 1 talo inteiro de aipo picado
  • 8 onças de cogumelos picados
  • 12 onças de macarrão de ovo
  • 2-3 colheres de sopa de salsa fresca picada (opcional)
  • Sobras de carne de peru desfiada (opcional)
  1. Coloque a carcaça e os restos de vegetais em uma panela, cubra com água fria e leve ao forno. Ligue o forno na configuração mais baixa e deixe durante a noite.
  2. Retire a panela, deixe esfriar o suficiente para manusear e despeje todo o conteúdo pela peneira em uma panela menor. Descarte o que estiver na peneira; o caldo deve estar dourado e claro.
  3. Coloque a panela em fogo médio, adicione o aipo picado, a cenoura e os cogumelos. Deixe ferver por trinta minutos, tempere a gosto e acrescente o macarrão de ovo. Cozinhe por cinco a 10 minutos, até que o macarrão esteja cozido. Adicione o peru desfiado de volta, se desejar.
  4. Decore com salsa picada, se desejar, e sirva.