Como melhorar o desenvolvimento no treino de musculação

Como melhorar o desenvolvimento no treino de musculação?

Cada vez mais pessoas buscam espaços como academias ou centros de treino específicos, para melhorar a saúde ou a estética corporal. Aproveitar o desconto na Max Titanium para garantir suplementos de qualidade é uma forma de otimizar o desempenho no treino, mas existem outros fatores envolvidos. 

Pessoas que nunca experimentaram uma rotina de musculação ou que possuem algum tipo de problema de saúde, como lesões, precisam se adaptar antes de tudo. A melhor forma para começar a praticar musculação é buscando um profissional qualificado, que saberá avaliar seu perfil e montar um treino adequado para cada fase do seu desenvolvimento.

Tipos de treino de musculação

É comum associarmos a musculação a atletas de bodybuilding ou pessoas com um físico muito desenvolvido. Saiba que hoje existem diversas formas de praticar musculação, adequando suas necessidades com os exercícios e sempre respeitando o seu nível de desempenho.

Hipertrofia

A musculação para hipertrofia tem como objetivo o aumento da massa muscular. Envolve principalmente o levantamento de pesos com cargas elevadas e menor número de repetições. É necessário pontuar que os resultados variam conforme a genética de cada pessoa, a frequência de treino e, claro, o estilo de vida, como dieta e outros hábitos.

Força e equilíbrio

Bastante comum em pessoas que não possuem o objetivo de se tornarem atletas, a musculação para ganho de força envolve cargas leves a moderadas e um maior número de repetições. Sua principal função é fortalecer os tecidos musculares, prevenindo doenças e ajudando na resistência e na mobilidade como um todo.

Etapas para desenvolver seu treino de forma adequada

Seja optando por um treino de musculação tradicional, seja buscando práticas diferentes, como o Crossfit, é necessário passar por algumas etapas, garantindo um desenvolvimento adequado do corpo ao treino. A seguir, você confere algumas dicas de como estabelecer seus objetivos, comuns à maioria dos praticantes.

Faça acompanhamento profissional

Principalmente para iniciantes, buscar espaços de treino e profissionais adequados é fundamental. Aqui será definido um treino de adaptação, preparando o seu tipo físico para os próximos níveis. Para quem já pratica musculação, contar com um profissional é uma maneira de alcançar os resultados de forma mais saudável, evitando lesões e conforme o biotipo.

Mantenha o ritmo

Na musculação não existe milagre: a frequência de prática influencia diretamente na adaptação do corpo e nos resultados ao longo do tempo. Para quem deseja ganhar massa muscular, alternar o treino a cada 15 dias, elevando a carga dos treinos, é uma maneira de manter a curva de desempenho sempre crescente.

Respeite o tempo de descanso

O corpo se beneficia de muitas formas da musculação, mas tanto no nível iniciante quanto avançado, é fundamental respeitar o intervalo de recuperação dos músculos. O ideal é não realizar treinos intensos todos os dias, alternando treinos para membros superiores e inferiores. 

Foco na alimentação equilibrada e na hidratação

A musculação pode ser combinada com outros tipos de exercícios, principalmente para reduzir a porcentagem de gordura no corpo. Fibras, proteínas, vitaminas e água são fundamentais para manter a saúde dos músculos e do corpo de forma geral, evitando fadiga muscular após os treinos e até mesmo lesões por conta do esforço em excesso nos tecidos enfraquecidos por falta de nutrientes.

Suplementos somente sob recomendação profissional 

Os suplementos alimentares são um dos recursos mais utilizados por praticantes de musculação para otimizar o desempenho e acelerar os ganhos, principalmente de aumento de massa muscular. Porém, o consumo desse tipo de produto deve ser feito apenas sob recomendação de profissionais e nunca excedendo as quantidades ou o tempo de consumo máximo.