nuggets de frango
nuggets de frango

Faça nuggets de frango melhores com coxas em vez de peitos

Os seios podem ser ótimos, mas este é um caso em que você tem que reconhecer os caras das pernas.

Você não precisa ser jovem, nem mesmo jovem de coração, para apreciar nuggets de frango. Na melhor das hipóteses, são pedaços de frango macios e suculentos, enfiados em uma massa bem temperada, dourada e crocante. Na pior das hipóteses, eles ainda são muito bons. Nuggets e tenders geralmente são feitos com carne branca, com tenders aproveitando o lombo, mas você pode fazer nuggets mais saborosos por menos dinheiro escolhendo as coxas em vez dos seios.

A carne branca não é muito mais saudável de qualquer maneira

Como nossa editora de saúde, Beth Skwarecki, explicou antes , as diferenças de “saúde” entre o seio exaltado e a coxa caluniada são quase insignificantes. Você não precisa se privar de gordura e sabor para ser saudável, mas as diferenças calóricas não são tão grandes:

Um peito de frango desossado e sem pele tem 142 calorias, 3 gramas de gordura e 27 gramas de proteína. Uma coxa de frango desossada e sem pele tem 206 calorias, 10 gramas de gordura e 28 gramas de proteína muito semelhantes. Isso é apenas uma diferença de 64 calorias.

A vida de muito poucas pessoas é alterada por apenas 64 calorias. Além disso, você vai fritar – não é hora de se preocupar com calorias. (Eu nunca faço isso, mas agora é especialmente inapropriado.)

Carne escura tem melhor sabor

Os seios podem ser ótimos, mas este é um caso em que você tem que reconhecer os caras das pernas. Mesmo quando você tira os ossos e a pele de uma coxa de frango, fica com um pedaço de carne melhor. Os seios são proteínas quase puras, com muito pouco tecido conjuntivo e gordura; as coxas têm três vezes mais gordura e colágeno que se transforma em gelatina sedosa. Tudo isso torna a pepita ou tira mais suculenta e com menor probabilidade de secar durante a fritura, que é o que você deseja, se for se comprometer com a fritura em casa.

Você pode usar coxas com qualquer receita de nugget de frango

Basta submergi-los, quilo por quilo, cortando a carne da coxa em pepitas ou pedaços macios e, em seguida, prosseguir com a receita normalmente. Você economizará pelo menos um dólar por libra, se não mais. Você pode ter que cortar alguns pedaços grandes de gordura em excesso, mas não se preocupe com os pedacinhos. Gosto de usar minha receita imitadora do Chick-fil-A , que contém MSG na salmoura e na massa, para um sabor extra.

Melhores nuggets de frango feitos com coxas

Ingredientes:

  • 1 quilo de coxas de frango desossadas e sem pele, cortadas em pedaços pequenos

Para a salmoura:

  • 3 colheres de sopa de sal marinho fino
  • 1 colher de sopa de MSG
  • 1 colher de sopa de açúcar branco
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1/4 colher de chá de páprica

Para o empanado:

  • Maionese
  • 1 xícara de farinha multiuso
  • 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de sal marinho fino
  • 2 1/2 colheres de chá de MSG
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de páprica

Para fritar:

  • Óleo de amendoim refinado ou óleo vegetal

Combine sal, MSG, açúcar, alho e páprica em uma tigela com um batedor. Polvilhe quatro colheres de chá do tempero sobre os nuggets, mexa-os para garantir que estejam uniformemente revestidos e deixe-os pendurados por 15 minutos em uma gradinha colocada sobre um prato. (Guarde o resto da salmoura para pepitas futuras.)

Depois de decorridos 15 minutos, retire o excesso de umidade do frango. Combine todos os ingredientes do empanado, exceto a maionese, em uma tigela média. Pincele o frango com maionese antes de jogá-lo na mistura de farinha. Despeje óleo suficiente em um forno holandês (ou em algum outro recipiente para fritar de paredes altas) de modo que ele suba cerca de sete centímetros, mas ainda tenha cerca de sete centímetros de espaço até atingir o topo do recipiente. (Isso evitará que o óleo derrame quando você adicionar os nuggets.) Aqueça o óleo a 370 ℉ e, enquanto espera que aqueça, misture novamente os nuggets na mistura de farinha.

Assim que o óleo atingir a temperatura desejada, misture mais uma vez os nugs na farinha e, em seguida, coloque-os suavemente no óleo quente, trabalhando em lotes, se necessário. Deixe-os cozinhar por 3-5 minutos, até ficarem bem dourados. Pesque-os com uma escumadeira ou aranha e deixe esfriar em papel toalha. Sirva imediatamente com seu molho favorito.