aveia na sua panela de arroz
aveia na sua panela de arroz

Você pode fazer aveia na sua panela de arroz

Fazer aveia em uma panela elétrica de arroz é o seu ingresso de primeira classe para preparar refeições a granel.

Amantes de aveia, tenho boas notícias para vocês: se vocês ficaram entusiasmados quando a aveia noturna foi adicionada ao seu repertório de grãos, talvez não consigam se conter ao descobrir que existe outra maneira de prepará-los. Acontece que a aveia pode ser facilmente preparada na maioria das panelas elétricas de arroz. (Desde que você tenha algum tempo disponível.)

Por que cozinhar aveia em uma panela elétrica de arroz?

Este método de cozimento é uma ótima solução para multitarefas e pessoas com uma agenda matinal apertada, e é particularmente maravilhoso se você deseja alimentar um grupo de três a seis pessoas ou se estiver preparando uma refeição grande. Esteja ciente de que isso funciona melhor com uma panela elétrica de arroz mais avançada que possui várias configurações (falaremos mais sobre isso mais tarde).

Cozinhar aveia na panela de arroz é útil, pois é um método sem intervenção, tornando-o perfeitamente seguro para sair enquanto ela está funcionando. É fácil de configurar e permite que você mergulhe totalmente em outras tarefas enquanto espera pelo café da manhã.

Como você faz aveia em uma panela elétrica de arroz?

Tenho uma pequena panela elétrica de arroz que rende cerca de quatro xícaras de arroz cozido. A aveia age de forma semelhante ao arroz, pois absorve água continuamente até estourar e se quebrar. Sendo esse o caso, planeje espaço suficiente para a aveia inchar como de costume e seja igualmente preciso ao medir a proporção de líquido em relação à aveia. Usei aveia cortada em aço Bob’s Red Mill (Golden Spurtle fans amirite?) E segui a proporção de cozimento listada no verso da embalagem. Uma xícara de aveia para duas xícaras e meia de água funcionou bem para mim, embora você possa reduzir o líquido em até meia xícara se preferir um mingau mais duro.

Cozinhar aveia em uma panela de arroz funciona, mas tem uma desvantagem

A aveia resultante ficou tão perfeita quanto possível – macia e bem quente, com uma consistência maleável, porém espessa. No entanto, encontrei alguns obstáculos ao longo do caminho. Como mencionei anteriormente, tenho uma pequena panela elétrica de arroz. É velho. Também é muito básico. Minha panela de arroz oferece uma escolha entre “ligado” e “quente” e, até eu jogar aveia nela, essas eram todas as configurações de que eu precisava.

Naturalmente, coloquei-o em “ligado” e fui embora. Acontece que eu estava folheando meu armário de temperos 20 minutos depois, quando ouvi um som distinto de chiado e gorgolejar. Acontece que minha panela de arroz estava vomitando suco de aveia com amido. Se você já cozinhou batatas, macarrão ou outros alimentos ricos em amido e acidentalmente os cobriu com uma tampa por muito tempo, então você sabe como era: as bolhas da água fervente tornam-se bolhas de amido, que se acumulam umas sobre as outras e eventualmente, empurram-se para fora da panela. Você deve ferver descoberto, ou pelo menos semi-coberto, para evitar isso, mas isso não é realmente uma opção para uma panela elétrica de arroz, já que ela depende de vapor contido para garantir um cozimento uniforme. Isso faz com que o método da panela elétrica de arroz funcione melhor para máquinas mais novas com opções de temperatura média a baixa – mais configurações do que apenas “ligado” e “quente”. (Alguns agora oferecem configurações literais de “aveia”, o que é bom.)

Se você tem uma panela elétrica de arroz antiga como a minha, você tem duas opções. Você pode cozinhá-lo em fogo alto (que está “ligado” para mim) por 10-20 minutos, mantendo um olhar atento, e depois reduzir o fogo para “quente” (para evitar o vulcão de aveia) por mais 50 minutos , mexendo de vez em quando. A outra opção é configurá-lo para “quente” desde o início e esperar que uma parte considerável de sua vida passe antes de poder saborear seu mingau de aveia.

Como você pode ver, esse método de cozinhar aveia não é tão rápido quanto prepará-lo em uma panela no fogão. Em última análise, acho que faz mais sentido preparar um café da manhã a granel sem pressa. Embora eu não vá encher minha panela de arroz básica com grumos novamente, posso ver esse método sendo uma bênção para alguns entusiastas de aveia por aí.