purê de batata vegano
purê de batata vegano

O melhor purê de batata vegano começa com Yukon Golds

Você não precisa de creme para fazer purê de batata cremoso.

Só existe um prato de Ação de Graças que não pode ser vegano: o peru. O resto é surpreendentemente fácil de modificar e o purê de batata é o mais fácil. Os não-veganos são sempre reticentes em sacrificar laticínios, mas se você escolher a batata certa para o seu purê (e pegar uma daquelas novas margarinas sofisticadas), descobrirá que não precisa de creme para fazer purê de batata cremoso.

Como escolher a batata certa para o seu purê vegano

A batata “certa” é uma Yukon Gold ou outra batata amarela ou dourada com teor de amido semelhante. Yukons e similares têm menores quantidades de amido do que russets grandes e de pele dura, e são densos e cremosos, em vez de secos e fofos. Um purê feito com Yukons é inerentemente mais cremoso do que aquele feito com batatas com alto teor de amido, o que permite pular o creme propriamente dito.

Não amasse, arroz

Eles eram chamados de “purê de batata”, mas as batatas com arroz sempre terão uma textura melhor e mais cremosa. Os espremedores de batata geralmente deixam grandes pedaços, que não parecem exatamente “cremosos” na língua. Em vez de desgastar o braço com amassamento manual, o que pode levar ao desenvolvimento excessivo do amido, tornando o purê pegajoso, use um espremedor de batatas ou passe-as por uma peneira de malha fina . Qualquer um dos métodos quebrará a polpa da batata em pedacinhos, então tudo o que você precisa fazer é adicionar delicadamente a “manteiga” vegana de sua escolha.

Adicione um pouco (muito) de alho assado

Coisas mágicas acontecem quando você assa alho. O allium áspero, quente e pungente é transformado em algo doce, profundamente saboroso e cremoso. Fica tão macio que você poderia espalhar como se fosse manteiga, mas não vai fazer isso. Você vai amassar esse alho direto nas batatas, para equilibrar um pouco o amargor da batata e aumentar a percepção de cremosidade. Asse uma cabeça inteira de alho , retire os dentes e passe-os pelo mesmo espremedor (ou peneira) que você usou para amassar as batatas.

Finalize com margarina chique

A lata de cerveja não cai longe do estacionamento de trailers, então não tenho escrúpulos com Country Crock, mas essas margarinas modernas – que foram rebatizadas como “manteiga vegetal” – são bastante impressionantes. Minha favorita é a manteiga vegana da Miyoko . Tem um sabor cremoso e ligeiramente salgado de iogurte que você normalmente encontra na manteiga cultivada. Conheço muitos veganos que gostam do Earth Balance, então escolha o que for melhor para você.

Purê de batata vegano fácil

Ingredientes:

  • 8 batatas médias Yukon Gold, descascadas e cortadas em quartos
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 cabeça de alho assado
  • 1/4 xícara de manteiga vegana de sua escolha, derretida
  • Mais sal e pimenta branca a gosto

Adicione as batatas descascadas e cortadas em quartos em uma panela grande, junto com 2 colheres de chá de sal e água suficiente para cobrir 2,5 cm. Deixe ferver e cozinhe por 20-30 minutos, até que as batatas possam ser facilmente amassadas com um garfo. Escorra-os e coloque a panela em fogo baixo. (Se estiver trabalhando em um fogão elétrico, desligue o queimador.)

Coloque as batatas de volta na panela, usando um espremedor de batatas ou uma peneira de malha fina . Arroz os dentes de alho torrados da mesma maneira, depois coloque a manteiga derretida na panela e mexa delicadamente até que tudo esteja bem combinado. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto.