polvilhar frutas e vegetais
polvilhar frutas e vegetais

Por que não polvilhar frutas e vegetais com leitelho em pó?

O leitelho em pó fica ótimo em frutas e vegetais, tanto crus quanto cozidos.

A menos que você seja fã de derramar leitelho sobre pão de milho (uma guloseima clássica do sul) ou de fazer muitos assados ​​​​enriquecidos (ou fritar frango), provavelmente não mantém leitelho líquido estocado na geladeira. Felizmente, você pode comprar leitelho em pó e acessar seu sabor cremoso e picante sem se preocupar com a deterioração.

Você pode reidratar o pó para fazer leitelho líquido – ou usá-lo como salmoura seca , reforço de vinagrete ou tempero seco, para adicionar sabor ácido e cremoso a frutas e vegetais, sem adicionar excesso de umidade.

Finalize os vegetais com uma camada de leitelho em pó

Um suco de limão, vinagre ou até mesmo suco de picles de última hora pode iluminar pratos ricos e saborosos ou eliminar a doçura de sobremesas enjoativas (bem, talvez não suco de picles). Você pode fazer o mesmo com leitelho em pó; é particularmente agradável em frutas e vegetais, crus ou cozidos.

Se o seu jardim ainda produz tomates, pegue um, corte-o em fatias e polvilhe bem as fatias com leitelho em pó, junto com algumas pitadas de sal em flocos. O sal e o leitelho extrairão os sucos do tomate e se misturarão com eles para criar um “molho” levemente cremoso, levemente azedo e rico em umami que mal cobre – e não ousa sobrecarregar – os tomates. Também funciona com pepinos ou qualquer outro produto que você possa encontrar em uma travessa de crudités.

Se a sua horta tiver finalizado a temporada ou você não estiver sentindo produtos crus, você pode fazer o mesmo com vegetais assados: cenouras assadas, brócolis, batatas ou qualquer raiz vegetal e, em seguida, repita a mesma música e dança descrita acima, terminando os vegetais torrados e tostados com uma generosa camada de leitelho em pó e sal crocante.

Os vegetais não precisam ser tão divertidos. Você pode facilmente polvilhar um pouco de leitelho desidratado em um pêssego suculento (fresco ou enlatado), uma tigela de maçãs cozidas ou um cacho de frutas vermelhas adoçadas. O pó dará um toque de cremosidade e sabor picante, destacando a doçura natural da fruta.

Faça o seu próprio “mergulho divertido” saboroso

Algumas pessoas preferem mergulhar do que tirar poeira, e tudo bem. Você pode usar leitelho em pó para criar um “ molho divertido ” picante, cremoso e saboroso para seus vegetais frescos. Pegue sua mistura de temperos favorita e misture com leitelho em pó em quantidades iguais por volume e, em seguida, ajuste com pitadas de MSG e/ou pimenta branca. Atualmente estou obcecado pela mistura “Tempero em Picles” do Trader Joe; quando misturado com leitelho em pó (e um pouco de MSG), torna-se pó de rancho em conserva, e vale a pena ficar animado com isso.

Rancho em conserva em pó

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de leitelho em pó
  • 1 colher de sopa de “Tempero em Picles” do Trader Joe
  • Algumas pitadas de MSG
  • Uma grande pitada de pimenta branca

Combine tudo em uma tigela pequena. Polvilhe com pepinos, tomates ou qualquer vegetal que encontrar em uma travessa de vegetais ou sirva como acompanhamento para um mergulho (divertido).