peito mal passado
peito mal passado

Este peito mal passado é um milagre Sous Vide

Após dez minutos de preparação, esta receita está disponível para um banho de 50 horas.

Para conseguir um peito perfeito, geralmente você tem que cozinhá-lo bem, pelo menos o suficiente para retirar toda a gordura e torná-lo macio. O resultado é delicioso, mas bem passado. Se você está procurando uma solução mal passada com toda a maciez e sedosidade de um peito normal, o sous vide é a resposta. A melhor parte é que a receita é deliciosamente prática; o pior é que a partir do momento em que você lê esta receita você está a pelo menos 50 horas de comer. Vale a pena esperar.

A preparação é extremamente simples

Já discuti anteriormente como o peito é bastante grande e composto de duas partes (a plana e a pontiaguda), ambas também bastante grandes. No entanto, a maioria dos mercados vende cortes transversais que incluem um pouco de ambos, além de uma grande quantidade de gordura que precisa ser eliminada. Esta receita usa um corte de 5 libras, mas pode ser ajustada a qualquer tamanho de corte que caiba no saco sous vide. Independentemente do corte escolhido, certifique-se de cortar toda a gordura até ¼ de polegada, no máximo. 

O peito precisa de tempero e, principalmente, beneficia de um pouco de sal. A internet está cheia de receitas complicadas de peito, mas acho que o za’atar é uma escolha terrivelmente subutilizada. Apliquei generosamente esta mistura de especiarias de manjerona, tomilho, cominho, coentro, sumagre, sal e sementes de gergelim, em todos os cortes de carne, usando 6 ou 7 colheres de sopa, e depois polvilhei mais 2 colheres de sopa de sal de cozinha sobre o carne também. 

De vez em quando, complete o banho-maria

Em muitos casos, quando sous viding carne, é necessária uma selagem no início (ou uma selagem reversa no final). Não estamos fazendo nada disso. Basta colocar a carne no saco sous vide depois de temperada, ajustar a temperatura para 131°F e deixar descansar por 50 horas. Verifique a cada 12 horas para garantir que o nível de água é suficiente no recipiente que você está usando. 

Após 50 horas, retire o peito e deixe o saco descansar na bancada por 20 minutos. Nesse ponto, retire o peito do saco e coloque-o sobre uma tábua de cortar. Corte-o em ¼-⅜ de polegada, no viés . Sirva com sua mostarda granulada favorita e alguns picles; Usei feijão verde em conserva, mas pepino em conserva ou cebola roxa em conserva seriam perfeitos. 

Luxuosamente sedoso e derrete na boca

Todo peito bem feito é macio, mas este foi o peito mais sedoso que já comi, e perfeitamente rosado por completo. Derreter na boca é a frase que fiquei pensando, e era tudo muito simples de fazer. Ele reaquece lindamente, mesmo no microondas.

Luxuosamente sedoso e derrete na boca

Peito sous vide temperado simplesmente com sal em flocos, servido com mostarda granulada e feijão verde em conserva e cebola roxa

Receita de peito Sous Vide Za’atar

Ingredientes:

  • 1 corte de 5 libras de peito, bem sem gordura (peça ao açougueiro para fazer isso, se preferir)
  • 6-8 colheres de sopa de tempero za’atar (ou outra mistura de temperos de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de sal de cozinha
  1. Corte toda a gordura do peito, exceto ¼ polegada, se ainda não tiver feito isso. 
  2. Tempere generosamente a carne com o tempero e o sal, esfregando em todas as superfícies da carne. 
  3. Coloque a carne no saco sous vide e certifique-se de que todo o ar seja removido do saco.
  4. Cozinhe a 131°F por 50 horas, verificando ocasionalmente se o recipiente tem água suficiente. 
  5. Retire o saco da água e deixe descansar por 20 minutos. 
  6. Retire a carne e corte-a em fatias finas. Sirva com mostarda e picles.