doce marmelada de limão Meyer

Faça esta doce marmelada de limão Meyer

A maioria das marmeladas tem um sabor amargo – fazer uma doce leva mais tempo, mas vale a pena o esforço.

Quando me mudei para minha casa, uma das vantagens era uma laranjeira adulta no quintal, que produzia uma safra anual abundante de frutas intensamente doces e saborosas. Depois de comer o máximo de frutas que consegui engolir, ainda tinha um monte de sobras que corria o risco de ser desperdiçado – então me vi recorrendo à marmelada. Embora eu nunca tenha sido muito fã de marmelada, achando-a muito branda ou muito amarga, encontrei uma receita que retinha os melhores aspectos da fruta laranja, ao mesmo tempo que evitava os tons amargos que muitas vezes tornam a marmelada intragável. Essa receita , do blog The 350 Degree Oven , se tornou meu padrão, pois produz uma marmelada doce e de sabor intenso.

Como reduzir o amargor

O truque para fazer marmelada doce, em vez de amarga, é duplo. O primeiro passo é remover o máximo possível da medula branca. Para fazer isso, você deve descascar a casca bem finamente, removendo o máximo possível da casca branca. Você também vai querer remover as sementes e o máximo possível da membrana branca. Isso torna o processo mais trabalhoso, mas o resultado vale a pena, pois cria uma marmelada com sabor intenso de laranja sem o gosto amargo. Como a medula branca é o que normalmente permite que a marmelada endureça, você também precisará adicionar pectina para atuar como agente gelificante.

O segundo passo é ferver e ferver as cascas várias vezes, o que elimina o amargor. Para isso, leve a mistura para ferver e cozinhe por cinco minutos, depois enxágue e repita o processo mais duas vezes. Em seguida, misture as cascas com o restante dos cítricos para formar uma mistura que servirá de base para a marmelada.

Como reduzir o amargor

Depois de criar essa mistura de frutas e cascas, você vai cozinhá-la com açúcar e pectina, além de uma pitada de sal e um pouquinho de manteiga, e depois colocá-la em potes para deixá-la endurecer. A receita original também pede cravo moído e um pouco de whisky, ambos uma questão de preferência. (Gosto de adicionar cravo inteiro, mas geralmente pulo o uísque.) Se quiser guardar a marmelada por muito tempo, enlatar é uma opção, ou você pode guardá-la na geladeira por um período mais curto, geralmente cerca de um mês.

Marmelada de limão Meyer doce (ou azeda)

Há alguns anos, um vizinho começou a me presentear com limões Meyer de sua árvore. Os limões Meyer , que são um híbrido de limões e tangerinas, são conhecidos por serem mais doces e suculentos do que os limões normais. Dado o seu perfil gustativo, decidi utilizá-los para fazer marmelada, adaptando a receita original da laranja.

Dependendo de suas preferências, você pode adicionar um pouco mais de açúcar para uma marmelada doce com sabor de limonada ou um pouco menos de açúcar para uma marmelada azeda e enrugada. Seja qual for a sua preferência, esta receita captura a doçura brilhante dos limões Meyer sem nenhum do temido amargor da marmelada.

Receita de marmelada doce de limão Meyer

Receita adaptada de Marmelada de Laranja Doce (Não Amarga) do Forno de 350 Graus

Ingredientes:

  • 6-8 limões Meyer
  • 3 colheres de sopa de pectina com baixo teor de açúcar
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de sopa de manteiga (opcional, evita que a mistura de frutas espume)
  • 4 xícaras de açúcar granulado (adicione um pouco mais para uma marmelada mais doce, um pouco menos para uma marmelada mais azeda)
  1. Lave e seque os limões. Use um descascador ou faca para remover a casca, removendo o máximo possível da casca branca e amarga.
  2. Coloque as cascas em uma panela e cubra com água. Deixe ferver e cozinhe por cinco minutos. Escorra as cascas, cubra-as com água e repita mais duas vezes, para tirar o amargor.
  3. Enquanto as cascas fervem, use uma faca afiada para descascar os limões, removendo o máximo possível da casca branca. Remova também as sementes e o máximo que puder da membrana.
  4. Misture as cascas cozidas e os limões no liquidificador. Dependendo da textura desejada, você pode pulsar grosseiramente ou finamente, para obter uma marmelada grossa ou lisa. O volume da mistura de frutas deve ser igual a cerca de três xícaras no total. (Se você não tiver o suficiente, adicione um pouco de suco de limão extra.)
  5. Despeje a mistura de frutas em uma panela; adicione a pectina, o sal e a manteiga. Leve a mistura para ferver e cozinhe por cinco minutos, mexendo continuamente.
  6. Adicione o açúcar, mexa e deixe ferver, fervendo por um minuto. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por cerca de dez minutos. A receita deve render de 6 a 7 xícaras de marmelada, que pode ser guardada na geladeira por até um mês.