peru
peru

As maneiras mais rápidas de descongelar seu peru de Ação de Graças

Veja como descongelar seu peru rapidamente sem perder a cabeça.

Seu pior pesadelo: é véspera do Dia de Ação de Graças e você ainda precisa descongelar seu peru. Não importa que vários sites de alimentos estejam gritando sobre o tempo de degelo do peru há dias – senão semanas -. Sempre há alguns retardatários que esperam até quarta-feira ou – muito pior – quinta-feira de manhã.

Descongelar um peru totalmente congelado no Dia de Ação de Graças não é impossível (embora você não vá jantar até bem tarde), mas não vamos deixar isso para lá. Mesmo na quarta-feira você ainda terá tempo para descongelar seu peru sem perder a cabeça. Para descongelar um peru rapidamente, conte com seus dois aliados mais próximos.

Como descongelar um peru rapidamente com água

Encher a pia com água fria e trocá-la a cada meia hora é uma técnica padrão de descongelamento. Geralmente leva pelo menos meia hora por quilo. Você pode iniciar o processo com um rápido banho de água quente de 10 minutos e depois mudar para água fria para garantir que sua carne não caia na “zona de perigo” e promova o crescimento bacteriano.

Descongele um peru rapidamente com salmoura

Se o seu peru estiver quase descongelado, mas você estava planejando salgá-lo, você pode colocá-lo em salmoura líquida na geladeira. A salmoura terá a mesma temperatura do ar na geladeira, mas a água conduz melhor o calor do que o ar, então a salmoura ajudará a descongelar a ave à medida que ela dá sabor.

Use um circulador sous vide para descongelar rapidamente seu pássaro

Eu cozinho pelo menos quatro perus todo mês de novembro enquanto desenvolvo receitas e, às vezes, não tenho os três a quatro dias necessários para descongelar uma ave de 5,5 quilos, nem tenho tempo para trocar a água a cada meia hora. Nesses momentos, recorro ao meu circulador de imersão.

Os circuladores sous-vide não podem resfriar a água, mas podem mantê-la em movimento e informar a temperatura exata da água, eliminando a necessidade de trocá-la a cada meia hora. Isso economiza água (que não é barata) e tempo.

A água fria da torneira que sai da torneira média está em torno de 45 ℉, então tente mantê-la por perto. Encha um balde grande com água fria da torneira, ajuste a temperatura do circulador para 45 ℉ e adicione gelo conforme necessário para reduzi-lo a essa temperatura. Ligue o circulador e deixe a água se mover e circular ao redor do pássaro. O peru congelado evitará que a temperatura da água suba – mesmo que a água esteja cinco graus acima do limite superior da zona de perigo, a carne em si permanecerá bem dentro da faixa segura por um bom tempo, e definitivamente venceu não fique na zona de perigo por duas horas.

Se você começar a ficar um pouco nervoso no final do degelo, poderá adicionar um pouco mais de gelo e diminuir a temperatura do circulador para 39 ℉. (Eu também liguei a água por volta de 60 ℉ e, em seguida, deixei cair adicionando gelo quando o peru começou a amolecer.) Usar o circulador dessa forma pode reduzir horas do tempo de descongelamento. E se amanhã é o Dia da Turquia, cada hora é preciosa.

Não há problema em deixar o peru quase descongelado

Se o tempo está se esgotando e você tentou essas técnicas apenas para encontrar cristais de gelo na cavidade do peru, está tudo bem. Não há absolutamente nada de errado ou inseguro em colocar um pássaro parcialmente gelado no forno para assar. A cavidade é composta principalmente por cartilagem, osso e uma bolsa de ar gigante, por isso não é surpreendente que o gelo permaneça lá. Seu objetivo é deixar os músculos do peru macios, ou pelo menos bastante flexíveis, usando os métodos acima.

Assar um peru levemente gelado não requer nada diferente de como você prepararia e assaria um peru completamente descongelado; você só precisará adicionar algum tempo. É difícil dizer exatamente quanto tempo extra será necessário – depende de quão congelado o peru ainda está – mas estime de 20% a 50% a mais. Use um termômetro de carne para verificar a temperatura interna na parte mais grossa da coxa (sem tocar no osso) a cada meia hora após o tempo de cozimento recomendado para uma ave descongelada até atingir 165 ℉.

Felizmente, descongelar um peru rapidamente é quase sempre uma tarefa sem intervenção. Portanto, deixe-o agir e você poderá se manter ocupado com as outras partes do banquete.