batata é erva-doce

Seu próximo ótimo prato de batata é erva-doce

Este gratinado de erva-doce é cremoso, extravagante e muito luxuoso.

Muitas vezes as pessoas não sabem o que fazer com erva-doce. É delicioso cru, raspado em saladas e salada de repolho, mas um pouco de tempo no forno transforma a erva-doce em um vegetal sedoso e delicioso, com sabor de erva-doce muito mais suave do que o cru. E quando você adiciona creme, manteiga e queijo, a erva-doce se transforma em um acompanhamento decadente e reconfortante que pode fazer você pular completamente as batatas. Só para aumentar a aposta, esta receita de gratinado de erva-doce é coberta com pão ralado fresco e grosso que fica dourado no forno para uma crocância crocante que contrasta com o gratinado cremoso abaixo. O melhor de tudo é que o prato inteiro fica pronto rapidamente e passa a maior parte do tempo pendurado no forno. 

Prepare sua erva-doce e alho-poró

A erva-doce tem um sabor muito diferente do repolho, mas cresce de forma bastante semelhante. Tem um núcleo e esse núcleo precisa desaparecer. Se a sua erva-doce veio com talos e folhas, corte-os e use-os em outro lugar. (Muitos mercados os cortam para você, vendendo apenas as lâmpadas.) Corte a lâmpada ao meio e, em seguida, use um corte em V para cortar o núcleo. Em seguida, coloque a metade, com o lado cortado voltado para baixo, sobre a tábua e corte fatias finas de erva-doce, com ½ polegada de espessura. Você também pode usar um bandolim para isso, mas não na configuração mais fina. Coloque as fatias de erva-doce em uma assadeira. Tente deixá-los o mais próximos possível. 

erva-doce fatiada

Coloque a erva-doce fatiada na assadeira e cubra com o alho-poró fatiado.


Em seguida, corte a parte mais verde do alho-poró, deixando a parte branca e verde clara. Agora corte o alho-poró ao meio e lave bem. As camadas de alho-poró tendem a esconder muita sujeira. Quando estiver limpo, corte em pedaços longos, de sete a dezoito centímetros de comprimento e ½ polegada de largura. Quebre o alho-poró e coloque-o por cima da erva-doce. 

Faça um molho cremoso de queijo

No fogão, coloque a manteiga, o creme de leite, o queijo e uma pitada de sal e pimenta em uma panela e aqueça em fogo médio, mexendo com um batedor. Certifique-se de que o queijo esteja derretido e totalmente incorporado. Adicione o caldo (caldo de frango ou de vegetais funcionam igualmente bem, então fique à vontade para escolher o que preferir) e deixe a mistura ferver, mexendo sempre. 

Quando estiver fervendo, despeje a mistura sobre a erva-doce e o alho-poró. Cubra a panela com papel alumínio e leve ao forno a 400 ° F em uma gradinha intermediária por 30 minutos. 

Faça algumas migalhas de pão

Você pode absolutamente usar pão ralado comprado em loja para isso se não tiver um processador de alimentos, mas fazer o seu próprio dará ao pão ralado uma textura grossa e irregular que realmente acrescenta a este prato. Para prepará-los você mesmo, pegue qualquer pão amanhecido, seja baguete ou pão, e use as mãos para quebrá-lo em pedaços menores e depois coloque no processador de alimentos. Pulse o processador em vez de deixá-lo funcionar para não formar uma poeira homogênea. Despeje as migalhas em uma tigela, misture com um pouco de azeite e adicione uma pitada de sal e pimenta. 

Cubra o gratinado

Após 30 minutos, retire o papel alumínio do gratinado e coloque delicadamente a farinha de rosca por cima, da maneira mais uniforme possível. Retorne o gratinado ao forno por 10 minutos, mas deixe a luz do forno acesa e verifique se está dourado por cima. Dependendo do seu forno, esta etapa pode levar menos tempo, então fique de olho para evitar que a parte superior queime.

Retire o prato do forno

Retire o prato do forno assim que o pão ralado estiver tostado e dourado.

Receita de gratinado de erva-doce com cobertura de pão ralado crocante

Ingredientes

  • 3 bulbos de erva-doce
  • 1 xícara de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta moída
  • 1 xícara de caldo de frango ou legumes
  • 1 alho-poró
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 xícara de parmesão ralado
  • 1 xícara de pão ralado ou pão amanhecido
  1. Retire o caroço da erva-doce e corte em fatias de ½ polegada. Coloque as fatias em uma assadeira própria para ir ao forno, o mais próximo possível. 
  2. Lave o alho-poró e corte-o em tiras longas, de sete a dezoito centímetros por ½ polegada, e coloque-o por cima da erva-doce. 
  3. Misture o creme de leite, a manteiga, o queijo e uma pitada de sal e pimenta em uma panela em fogo médio. Mexa com um batedor até ficar homogêneo. Adicione o caldo, mexa e leve para ferver. 
  4. Despeje a mistura sobre a erva-doce e o alho-poró. Cubra a panela com papel alumínio e leve ao forno a 400°F por 30 minutos. 
  5. Enquanto assa, prepare a farinha de rosca usando um processador de alimentos para moer o pão amanhecido. Pulse o processador para obter migalhas de tamanho irregular.
  6. Misture o pão ralado com o azeite e o restante sal e pimenta. 
  7. Após 30 minutos, retire o papel alumínio e cubra uniformemente o gratinado com a farinha de rosca. Retorne o gratinado ao forno, descoberto, por 10 minutos, mas verifique a cada minuto ou dois se está dourado. Assim que o pão ralado estiver dourado, retire o gratinado do forno.