A ervilha pouco apreciada é fácil de plantar, brota cedo e pode preencher espaços verticais com flores e vagens deliciosas.
Se você está ansioso para tirar a neve do jardim e colocar algumas sementes, as ervilhas são a salvação que você procura. Já exaltei o poder das ervilhas antes, mas mal arranhei a superfície sobre seu valor no jardim. As ervilhas são super resistentes ao frio e podem ser plantadas… agora . São fáceis de plantar e equilibram o nitrogênio do solo, deixando todas as plantas ao seu redor mais felizes. Mas um dos melhores atributos das ervilhas é muitas vezes esquecido: elas crescem verticalmente e você pode usá-las como elementos estruturais em seu jardim. Eles vão escalar treliças, dando ao aço duro ou à madeira folhas macias e fofas e gavinhas encaracoladas. Qualquer tipo de ervilha forma pequenas nuvens de flores de ervilha em cores vivas para quebrar o verde – e você pode até comer os gavinhas da ervilha quando são de uma ervilha comestível.
Ervilhas comestíveis vs. ervilhas não comestíveis
Vamos começar com o básico: existem dois tipos de ervilhas – comestíveis e absolutamente não comestíveis. As ervilhas não comestíveis, são cultivadas porque apresentam flores intensamente perfumadas em todos os tipos de cores que voltam a florescer quase toda a estação com os cuidados certos. Suas vagens são bem diferentes das ervilhas comestíveis, o suficiente para que você sempre consiga diferenciá-las. As ervilhas comestíveis têm vagens tenras, geralmente largas e cheias de ervilhas fofas e inchadas. As ervilhas-de-cheiro produzem vagens apenas no final da vida e são de cor estranha, muito estreitas, duras e quase não têm corpo. Uma boa dica é cultivar ervilhas em um espaço separado das ervilhas comestíveis, apenas para que você possa saber qual é qual se estiver preocupado.
A diferença entre descascar, vagem e ervilhas
Na família das ervilhas comestíveis, você tem alguns tipos diferentes: ervilhas com casca, vagens e ervilhas. Descascar ervilhas, às vezes chamadas de “ervilhas de jardim”, é fácil: elas são melhores quando crescem até que os frutos estejam maduros e os orbes internos sejam totalmente esféricos e preencham o fruto. Você não come as vagens dessas ervilhas, mas sim puxa o barbante da vagem e retira as ervilhas; coma-os frescos ou deixe-os secar na videira ou depois de retirados da vagem e guarde-os.
As ervilhas devem ser consumidas inteiras. As vagens são colhidas prematuramente, quando as ervilhas dentro são apenas sementes, e a vagem em si ainda está muito macia. Eles são deliciosos crus, mas mantêm seu sabor em sopas e refogados. Você ainda pode permitir que os frutos cresçam até que as ervilhas fiquem redondas e, nesse ponto, elas se tornem parecidas com ervilhas com casca. As vagens ficam um pouco duras e você pode tirar as ervilhas para comer.
Ervilhas, ou ervilhas açucaradas, são na verdade um cruzamento entre ervilhas com casca e ervilhas. As ervilhas em pedaços de açúcar tendem a ser mais doces e a vagem em si é um pouco mais arredondada. É importante notar que até mesmo os brotos de todas as ervilhas comestíveis também podem ser consumidos. Algumas ervilhas são cultivadas apenas por suas gavinhas muito sofisticadas para restaurantes.
Cresço os três juntos e nunca me incomodei muito com suas diferenças. Cultivo-os onde os vizinhos que passam podem parar para fazer um lanche e, mesmo num espaço pequeno, a abundância é infinita. Poucos deles chegam ao estágio de descascamento até o final da temporada, porque é inevitável que você os coma enquanto estiver no jardim.
Existem dois tipos de ervilhas em cultivo; as ervilhas, assim como o feijão, podem crescer espessas – até cerca de 36 polegadas – ou podem crescer 2,5 metros de altura. Para usá-los como elementos estruturais, você quer o tipo de crescimento alto; Eu nem me preocupo com o tipo arbusto. Minhas ervilhas favoritas e confiáveis são Alderman .
Como cultivar ervilhas
As sementes de ervilha são apenas ervilhas secas, portanto, ao contrário de muitas sementes por aí, são fáceis de segurar e separar. Eles são plantados com cerca de 2,5 cm de profundidade, e a maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente colocar um no solo e usar a ponta do dedo para empurrá-lo alguns centímetros para baixo no solo. Você deve cultivá-las com cerca de cinco centímetros de distância e, se deixar as ervilhas de molho durante a noite, antes de irem para o solo, você terá uma pequena vantagem no cultivo. As ervilhas são surpreendentemente resistentes, então podem ser plantadas dentro e movidas para fora e não parecem se importar muito. Eles também surgem incrivelmente rápido – se você começar a colocar ervilhas dentro de casa hoje, terá inícios impressionantes na próxima semana.
As ervilhas crescem da mesma maneira e algumas são trepadeiras impressionantes. A chave para obter uma temporada completa de ervilhas-de-cheiro é cortar constantemente as flores. Como flores cortadas, elas têm um cheiro incrível, e estou sempre dando buquês – mas elas duram apenas alguns dias, então há um bom motivo para cortá-las.
Como nota final, se deixar de pensar no seu jardim como horizontal e dividir o espaço com linhas verticais como treliças e arcos, criará um espaço muito mais enriquecedor e convidativo. As ervilhas são perfeitas para esses locais, porque preencherão esse espaço no início da temporada e podem ser seguidas pelas vinhas de verão – feijão, abóbora, cucamelo – e então você pode espremer outra colheita de ervilha antes do inverno.