pipoca
pipoca

Óleo com infusão de especiarias é a chave para esta pipoca festiva

A pipoca saborosa não precisa parar no “estilo de cinema” ou na chaleira. Use esta técnica para expandir os sabores da pipoca.

Eu odeio arrancar você da lata de pipoca com três sabores produzida em massa, mas há uma pipoca ainda mais deliciosa que é perfeita para se aconchegar no sofá. É a sua própria pipoca caseira com tempero natalino e combina muito bem com chocolate quente e marshmallows. Esta receita usa temperos comuns de despensa e se você já fez uma torta de abóbora, acho que já os tem. Pegue o pote de dois litros mais próximo e vamos começar.

Ao contrário de meus fortes sentimentos por um bom café, não sou nem um pouco esnobe da pipoca. Gosto de tudo – pré-ensacado, colocado no micro-ondas, estourado ou chaleira. Recentemente, apesar das lembranças distintas de não gostar desse método, voltei ao clássico pop de fogão. Não sei o que me afastou porque estou me divertindo bastante. Não só a confusão dos grãos explodindo sempre traz um sorriso ao meu rosto, mas também há mais liberdade com os sabores. Você pode adicionar molhos picantes ou salgados à manteiga, depois que a pipoca terminar de estourar, ou pode dar sabor à própria gordura usada para aquecer os grãos. É exatamente isso que estamos fazendo com esta receita.

Como infundir óleo de cozinha com sabor

Antes de adicionar os grãos não estourados à gordura da panela, adicione primeiro os temperos para infundir. Esta é uma técnica comumente usada na culinária indiana chamada tadka (também chamada de tarka, chhonk, baghaar e outros nomes dependendo da região, ou conhecida como especiarias temperadas). Você adiciona temperos inteiros ou moídos ao óleo ou ghee e deixa-o aquecer e “florescer”. Isso pode suavizar notas poderosas nas especiarias cruas, e os sabores das especiarias torradas infundem o óleo. Se você estiver usando temperos inteiros, os pedaços grandes podem ser removidos para deixar uma gordura sutil e aromática. Os temperos moídos ficam dispersos no óleo infundido formando um prato robusto e, neste caso, a pipoca. 

Como fazer pipoca com tempero natalino

Para fazer uma tigela de alegria natalina, coloque as gorduras em uma panela média a grande em fogo baixo. Você verá na receita que uso manteiga e óleo de cozinha. Gosto mais do sabor da manteiga do que apenas do óleo puro, mas adicionar um pouco de óleo de canola aumenta o ponto de fumaça para que minha manteiga não queime. Alternativamente, você também pode usar ghee, que tem um ponto de fumaça mais alto que a manteiga. Adicione sal e todas as outras especiarias. Agite a panela para umedecer todos os temperos e deixe-os cozinhar em fogo médio-baixo por 20 segundos a 1 minuto, dependendo de quão quente o óleo ficou. Você notará que os cheiros dos temperos ficam bastante perfumados e a manteiga pode começar a espumar.

Despeje os grãos não estourados na panela de uma só vez. Tampe a panela e agite para que todos os grãos fiquem cobertos de óleo. Pontos extras se você colocar o óleo condimentado no interior da tampa. Em seguida, aumente o fogo para médio. O óleo já esquentou, então a pipoca deve começar a estourar em um minuto. Agite a panela ocasionalmente enquanto os grãos estouram, apenas para ter certeza de que a gordura condimentada está cobrindo os grãos. Abra a tampa quando a panela estiver em repouso para deixar o vapor escapar. Retire a panela do fogo quando a pipoca diminuir significativamente e a panela estiver quase cheia de pipoca coberta de especiarias. Despeje a pipoca em uma tigela.

Se você estiver usando temperos moídos como na receita, é melhor aumentar o fogo ao adicionar a pipoca e estourar os grãos o mais rápido possível para reduzir a queima de quaisquer temperos que grudem no fundo da panela. Quando despejei minha pipoca, os últimos cinco ou seis pedaços de pipoca no fundo tinham algumas áreas de especiarias excessivamente torradas. Quaisquer temperos que queimassem grudavam na panela em vez de no milho. 

Se você quiser evitar temperos queimados (isso não me incomodou), sugiro infundir o óleo com o mesmo método, mas usando temperos inteiros (como paus de canela quebrados, cravos inteiros e vagens de cardamomo). Em seguida, retire os temperos e você ficará com uma gordura aromática para cozinhar a pipoca, ou guarde como garoa pós-estourada. O sabor não será tão robusto, mas será maravilhosamente perfumado. Minha pipoca ficou incrivelmente saborosa, amanteigada e perfeitamente salgada. Todo o meu apartamento ainda cheira a biscoitos de gengibre torrados e temperos quentes de Natal, mesmo horas depois. 

Receita de pipoca com tempero natalino

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de óleo de canola
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de noz-moscada moída
  • ¼ colher de chá de cravo moído
  • ¼ colher de chá de pimenta da Jamaica moída
  • ½ colher de chá de sal
  • ¼ xícara de grãos de pipoca não estourados


Aqueça a manteiga, o óleo, o sal e os temperos por cerca de 1 minuto em fogo médio-baixo para infundir o óleo. Ficará espumoso e você notará que a fragrância ficará bastante forte. Adicione os grãos de pipoca, tampe a panela e aumente o fogo para médio. Agite a panela para cobrir os grãos com as gorduras infundidas. Assim que a pipoca começar a estourar, sacuda a panela de vez em quando para cobrir a pipoca estourada com mais gordura temperada. Retire a pipoca do fogo quando o estouro diminuir para um estouro a cada três a cinco segundos. Despeje em uma tigela e saboreie imediatamente.