pizza
pizza

Não desista de suas sobras, ‘pizza’ para elas

Até o mais triste recipiente de sobras pode fazer uma pizza incrível.

Tenho escrito muito sobre pizza ultimamente . (Talvez você tenha notado.) Apesar de comer toda essa pizza experimental, de alguma forma ainda quero mais. Felizmente, quinta-feira é o Dia do Pi, então posso fingir que minha dieta faz parte do meu plano magistral de torta de pizza. Ao embarcar em sua própria celebração matemática, gostaria de encorajá-lo a fazer pi de forma sustentável e começar com sobras de pizza.Raramente comia pizza quando criança porque odiava molho de tomate. Agora que estou mais aberto ao molho ácido e brilhante (e experimentando molhos alternativos para pizza ), estou recuperando o tempo perdido. Tenho comprado massa de pizza congelada, do tipo que se encontra no corredor refrigerado ou congelado do meu supermercado, mas não estou fazendo a torta comum de margherita ou calabresa. Em vez disso, estou usando as sobras como cobertura. É simples: estico a massa, coloco o molho e despejo um monte do jantar da noite anterior junto com um pouco de mussarela ralada. Você não ficará surpreso ao saber que a adição de pão e queijo pode transformar até mesmo o mais enfadonho recipiente de sobras em uma pizza positivamente maldita.

Como fazer sobras de pizza

 sobras de pizza
sobras de pizza

A frigideira de ferro fundido é a minha escolha para muitas pizzas pessoais, mas você pode modificar as instruções a seguir para qualquer tamanho e método que o deixe feliz, seja usando uma pedra para pizza, uma bandeja untada com óleo ou até mesmo sua grelha . 

1. Pré-aqueça a frigideira de ferro fundido

Gosto de uma frigideira de ferro fundido para isso porque ela aguenta fogo alto como uma pedra de pizza, mas é menor, não requer casca de pizza e as paredes da frigideira seguram quaisquer ingredientes soltos. (Além disso, você deverá experimentar uma pizza com fundo de queijo feita na frigideira em algum momento.) Comece pré-aquecendo a frigideira dentro de um forno a 425°F por cerca de 15 minutos.

2. Estique a massa

Enquanto a panela está pré-aquecendo, prepare a massa. Enfarinhe levemente a massa da pizza e as mãos. Estique a massa com os nós dos dedos ou com as pontas dos dedos (tente evitar picadas nas unhas, pois a massa pode rasgar) até que fique um pouco maior que o tamanho do fundo da frigideira. Tenha seu molho, queijo e sobras por perto.

3. Construa a pizza

Retire com cuidado a frigideira bem quente do forno e coloque-a em um tripé perto da massa crua da pizza. Levante rapidamente a massa na assadeira. Você terá alguns segundos para revelar quaisquer rugas ou pontos ondulados antes que a massa comece a cozinhar no fundo. (Tenha cuidado ao usar os dedos, e você sempre pode usar o cabo de uma colher de pau para se proteger de queimaduras.)

Trabalhando rápido (já que, novamente, a massa está começando a cozinhar), cubra a massa com o molho e espalhe as sobras por cima. Tente não adicionar nada aguado. Se houver acúmulo de líquido no fundo do recipiente, use um garfo ou escumadeira para deixar a maior parte para trás. Quanto à quantidade de sobras a utilizar, isso irá variar dependendo do(s) alimento(s) envolvido(s). Já usei uma quantidade irresponsável de sobras antes e ainda assim ficou ótimo, mas tenha cuidado se não tiver certeza de como a massa da pizza vai aguentar. (Você sempre pode usar as sobras para fazer sobras de rolinhos de ovo .) Por fim, cubra a pizza com um punhado de queijo mussarela ralado.

4. Asse as sobras de pizza

Coloque a frigideira de ferro fundido de volta no forno a 425°F e leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até ficar satisfeito com o douramento. Deixe esfriar a pizza por alguns minutos antes de retirá-la da frigideira e fatiar. 

Esse truque da pizza é uma ótima maneira de aproveitar as sobras, e ainda não comi nenhum ruim. Até agora fiz uma pizza de peru com chili, uma pizza de frango, milho, ervilha e grão de bico e uma pizza de salada de couve e brócolis – que arrasou. Este último foi, na verdade, anos-luz melhorado como pizza. Portanto, mesmo que você ache que não há esperança para aquele recipiente de piccata de frango salgado demais ou para a tigela de couve de Bruxelas assada e sem graça, experimente-o em uma pizza. Isso pode mudar para sempre sua visão sobre as sobras.