queijoso
queijoso

Faça um molho ‘queijoso’ sem laticínios com abóbora

Quer você seja vegano ou simplesmente avesso ao queijo, este molho de macarrão com abóbora é um macarrão com “queijo” matador.

Para quem evita o queijo e é sensível aos laticínios, o macarrão com queijo é um alimento reconfortante que vive em uma memória distante, apreciado em uma época em que você não sabia ou não se importava com o que causava cãibras na barriga. Por sorte (e pelas plantas), você pode trazer a massa cremosa de volta à sua vida. Quer você seja vegano, avesso ao queijo ou esteja aprendendo a adotar uma dieta com baixo teor de gordura, este molho de macarrão com abóbora é um macarrão com “queijo” matador.

A abóbora tem uma polpa doce e densa com uma linda cor laranja, então você já pode imaginar como ficará o molho com queijo. Você também pode replicar esta receita com qualquer abóbora que atenda a esses critérios, como bolota, delicata, botão de ouro ou abóbora açucarada. Quando a temporada de abóbora terminar, fique à vontade para usar um saco de abóbora cortada e congelada sempre que sentir vontade.

Como fazer molho de macarrão com abóbora

Adicionar ingredientes salgados à mistura tempera o perfil de sabor doce da abóbora e revela um sabor surpreendentemente semelhante ao do queijo. Primeiro você vai cozinhar a abóbora. Descasquei e retirei as sementes da fruta, cortei-a em pedaços de 2,5 cm e joguei cerca de 2 xícaras de abóbora em uma cesta para cozimento a vapor. Você pode assar a abóbora ou até fervê-la, se quiser. Procure uma textura bem macia; você deve conseguir furá-lo facilmente com um garfo.

Enquanto a abóbora cozinha, ferva duas porções de macarrão. Pique uma ou duas chalotas grosseiramente e refogue-as numa frigideira com um pouco de azeite. Coloque a abóbora e as chalotas em um processador de alimentos ou liquidificador, junto com 2/3 xícara de água do macarrão. Adicione especiarias. Usei 1/2 colher de chá de sal, 1/4 colher de chá de alho em pó e um pouco de pimenta-do-reino. Ligue a máquina no máximo e deixe o purê de abóbora até ficar homogêneo, dois ou três minutos.

Quando a mistura estiver tão fina quanto possível e esfriar um pouco, adicione duas colheres de sopa de margarina vegana ou manteiga. Pulse a mistura até que a gordura se misture. Misture o molho com o macarrão e sirva.

Meu processador de alimentos não conseguiu transformar a mistura em uma consistência que me agradou, então transferi-a para um copo alto e usei meu liquidificador de imersão para reduzi-la a uma consistência mais sedosa. Para garantir que sua máquina seja o mais eficaz possível, certifique-se de cozinhar completamente, ou até mesmo cozinhar demais, a abóbora para começar.

Este molho é saboroso, salgado, cremoso e fantástico quando misturado com macarrão, mas aposto que ficaria incrível com brócolis assado. A melhor parte é que você pode exagerar na proporção do molho para a massa e se sentir muito bem com isso. É principalmente abóbora. Embora não tenha a elasticidade do queijo real, o molho acabado é um ótimo substituto para qualquer molho de queijo à base de roux. Esta receita de molho de macarrão com abóbora está pronta para inovação, então adicione ervas, iogurte ou um pouco de mostarda; se você gosta de carne, acrescente alguns pedaços de bacon. Abóbora e bacon formam uma equipe incrível.

Receita de molho de macarrão com abóbora

Ingredientes:

  • 2 xícaras de abóbora em cubos
  • 2 chalotas pequenas picadas
  • ½ colher de chá de óleo
  • ½ colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de alho em pó
  • Um crack de pimenta preta
  • ⅔ xícara de água do macarrão
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga

Jogue a abóbora em uma panela a vapor para cozinhar até ficar bem macia. Enquanto isso, refogue as cebolas em uma panela com o azeite até ficarem macias.

Adicione as chalotas e a abóbora cozida ao processador de alimentos ou liquidificador junto com o sal, o alho em pó, a pimenta-do-reino e a água do macarrão. Misture até obter uma mistura o mais lisa possível, cerca de três minutos. Adicione a margarina e pulse até incorporar totalmente e ficar homogêneo. Sirva com vegetais, com proteínas, ou misture com duas porções de macarrão cozido para macarrão e “queijo”.