Batatas assadas não são tão tentadoras, mas batatas fritas gigantes são.
Estas podem ser palavras de luta, mas a minha batata menos favorita é uma batata assada. Eu realmente não gosto deles. Então fiquei surpreso quando encontrei a batata assada gigante fascinando a internet. Dá um toque diferente à batata assada e realmente parece tentador. Para mim. E agora que fiz isso, entendo o porquê: é como comer uma batata frita gigante.
O método envolve ferver uma batata sem casca até que esteja cozida, amassar a parte externa para que fique empoeirada e mutilada e misturá-la com um pouco de óleo e sal antes de cozinhá-la em alta temperatura. No meu caso, isso significava fritar ao ar livre. A parte externa da batata fica crocante no forno, criando uma casca externa espessa, crocante e dourada. O interior é fumegante e macio como uma batata assada comum, mas em vez da casca dura da batata por fora, você tem uma camada de batata frita crocante e salgada.
Esta é uma técnica que já foi usada para batatas assadas no passado, mas a batata geralmente é cortada em pedaços em vez de deixada inteira. Acho que é isso que torna este “gigante”.
Destroçar a parte externa da batata é a etapa mais crucial. Em vez de uma superfície lisa com uma fina camada de amido exposto, você terá aumentado a área de superfície e exposto mais amido de batata, ao mesmo tempo que criará algumas bolsas de ar. O amido é o fator chave para uma crosta crocante – parte do motivo pelo qual o amido de batata é tão bom para fritar frango karaage é o alto teor de amido. Tendo isso em mente, sugiro usar batatas russet para esta receita, pois são apreciadas pelo seu teor de amido.
Como fazer uma batata assada gigante
1. Descasque e ferva a batata
Criar uma crosta externa seca e fofa é mais fácil quando a batata é descascada antes de ferver. Você poderá trabalhar enquanto estiver quente, pois não será necessário tocá-lo se já estiver descascado, e a camada externa se quebrará mais facilmente, pois é a que mais absorve água. Em uma panela grande, cubra a batata descascada com água e ferva até que uma faca possa ser inserida. Escorra a água, mas deixe a batata na panela
2. Bata tudo
Estes foram quase destruídos pelo meu fervor. Em vez disso, apenas role-os suavemente.
Tampe a panela e role delicadamente a batata. Não há necessidade de aplicar muita força; Quase quebrei o meu em pedacinhos na primeira tentativa. Seja gentil. Agite, abra a tampa e verifique. Se precisar de mais desbaste, feche a tampa e enrole novamente.
3. Adicione azeite e sal
O óleo e o sal adicionados se misturam para formar uma camada pastosa.
Quando a parte externa parecer um pouco confusa, adicione um pouco de óleo e uma pitada forte de sal. Você só precisa do suficiente para cobrir a parte externa da batata. Usei meu pulverizador de óleo para fazer isso, mas se você fizer à moda antiga, cerca de uma colher de sopa por batata média será suficiente. Feche a tampa e enrole a batata novamente. A batata deve parecer coberta com purê de batata. Perfeito.
4. Frite a batata até ficar crocante
A batata já está cozida, então estamos apenas tentando deixar a parte externa crocante. Coloque a máquina na configuração “air Fry” a 400°F e comece a fritar aquela camada oleosa até ficar crocante como uma batata frita. Deixe desfiar na airfryer por cerca de 20 a 25 minutos, virando a batata na metade do tempo.
A parte externa ficará bem dourada com alguns penhascos e ondulações ao redor. Quando peguei uma de minhas batatas com uma pinça, fiquei chocado com o quão forte o revestimento externo havia se tornado – era como uma grossa camada de batata frita com batata macia e fumegante por dentro. Você pode dividir a batata ao meio e carregá-la com o que quiser, como uma batata assada normal. (Mas melhor.)