Abrir um coco pode parecer assustador, mas não é tão difícil quanto parece.
Coco fresco é delicioso, mas abrir um pode ser complicado – especialmente se você não tiver nenhuma ferramenta com você. Abaixo estão seis métodos para abrir um coco, variando em complexidade, desde basicamente esmagá-lo contra algo pontiagudo até quebrar as ferramentas elétricas e fazer uma cirurgia.
Como abrir um coco sem ferramentas
Você não precisa de nada além de uma superfície dura e pontiaguda e um pouco de coragem para abrir um coco fresco e, se fizer certo, não perderá nem a água de coco.
- Primeiro, encontre a “cara” do coco, ou as três manchas escuras que lembram um pouco dois olhos e uma boca.
- Siga a linha entre os olhos até a metade da lateral do coco. Essa linha é onde você deseja bater contra uma pedra pontiaguda ou outro objeto duro.
- Segure o coco de forma que a linha fique perpendicular à borda afiada da pedra / meio-fio e, em seguida, dê um bom golpe.
Você deve fazer uma pausa limpa ao longo do centro do coco para poder vasculhar. Um pouco de água pode derramar, mas se você for rápido o suficiente, ainda poderá economizar a maior parte ao descascar o coco.
Como abrir um coco com ferramentas
É possível abrir um coco sem nenhuma ferramenta, mas, a menos que você naufrague ou algo assim, usar utensílios domésticos tornará a abertura daquela noz mais fácil e elegante do que o método “basta esmagá-la contra alguma coisa”.
Como drenar um coco com chave de fenda e martelo
É mais fácil abrir um coco se você primeiro drenar a água de coco. Veja como fazer isso.
- Localize os “olhos”. Estes são o ponto mais fraco da casca do coco.
- Faça um furo no olho com uma chave de fenda ou um prego com um martelo.
- Despeje a água de coco.
- Se você tiver uma furadeira, poderá fazer um furo no coco em qualquer lugar.
Como abrir um coco com martelo
Agora que o coco está sem água, deve ser fácil abri-lo.
- Coloque o coco em algum tipo de saco de pano para evitar que ele se mova.
- Bata levemente no coco em torno de seu “equador” com um martelo, girando-o conforme avança.
- Deve quebrar ao meio, embora não seja aquele corte “limpo” que você precisa para fazer tigelas de coco.
- Alternativamente, se o seu coco estiver em um saco de pano, você pode simplesmente balançá-lo e bater na calçada, na parede ou em qualquer coisa mais dura que um coco. Não é elegante, mas vai abrir a coisa.
Use seu forno para abrir cocos
Uma maneira fácil de abrir um coco escorrido é levá-lo ao forno por alguns minutos, embora isso aqueça a polpa do coco.
- Defina o forno para 375 ou mais.
- Coloque o coco em uma assadeira.
- Deixe descansar na caixa quente até começar a rachar – cerca de 15 a 20 minutos.
- Deixe esfriar.
- Agora você pode arrancar o coco facilmente da rachadura ou dar algumas batidas na rachadura com um martelo ou com as costas de uma faca para facilitar a abertura.
Usando uma serra para abrir um coco
Se precisar de um corte elegante porque está planejando usar a casca do coco para fazer tigelas ou uma fantasia de Halloween culturalmente insensível, você precisará de uma serra. Uma faca de cozinha – mesmo uma daquelas facas elétricas para trinchar peru – não é a ferramenta certa aqui.
Um serrote pode funcionar, mas certifique-se de ter um torno ou outra maneira de manter o coco imóvel enquanto você serra. A melhor aposta para um corte de coco limpo, porém, é usar ferramentas elétricas. Um quebra-cabeças daria um trabalho rápido a um coco – insira a lâmina no “olho” oco e corte-o, girando-o com a mão. Você também poderia usar uma serra alternativa, mas provavelmente precisaria de um torno para evitar que a porca escorregue. Uma serra de fita funcionaria, se houvesse espaço suficiente. Depois que você entra no mundo das ferramentas elétricas, os cocos não têm chance.