molho francês
molho francês

Faça este molho francês chique com manteiga e água

Não deixe os franceses intimidarem você. Se você puder bater, você pode fazer disso um molho.

Manteiga derretida, sem modificação ou adorno, dá um molho muito bom, mas batê-lo com um pouco de água quente torna-o mais sedoso, mais pegajoso e, surpreendentemente, mais cremoso. O molho resultante tem um nome francês chique – beurre monté – mas essa emulsificação simples pode ser preparada por cozinheiros domésticos de qualquer nível de habilidade.

O que significa “manteiga montada”?

“Beurre monté’ significa simplesmente “manteiga montada”. A frase é usada para se referir tanto à técnica quanto ao molho em si, mas não se deixe intimidar pelos franceses. Se você puder bater, você pode fazer disso um molho.

Assim como a maionese, o molho holandês e a própria manteiga, o beurre monté é uma emulsificação – uma mistura de dois ingredientes imiscíveis, um dos quais está suspenso no outro. Quando a manteiga derrete, sua emulsão se quebra, mas bater a manteiga fria em água quente estabiliza a emulsão, mantendo-a cremosa e estável enquanto quente.

O que você pode fazer com um beurre monté?

Beurre monté é brilhante e cremoso e é um excelente molho final, mas também pode ser usado como líquido para escaldar vegetais delicados ou mariscos. Basta fazer o molho, adicionar a comida e deixá-la atingir suavemente a temperatura no molho rico e sedoso.

Receita de manteiga montada

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de água
  • 1-2 palitos de manteiga, cortados em colheres de sopa

Leve a água para ferver em uma panela pequena e reduza o fogo. Junte a manteiga, 1 colher de sopa de cada vez, até formar um molho macio e uniforme. Adicione a manteiga restante, 2 colheres de sopa de cada vez, até que toda a manteiga esteja incorporada. Mantenha o molho aquecido, mas não quente, até a hora de usar. Aquecer o molho acima de 180 ℉ fará com que ele quebre.

Misture com vegetais assados, regue com peixe, frango ou bife, ou use beurre monté como líquido para escaldar produtos delicados ou frutos do mar.