não contêm gordura nem glúten

Esses saborosos chips de merengue não contêm gordura nem glúten

Caso você esteja procurando um lanche saboroso e com uma textura totalmente nova, fiz este para você.

Merengue normalmente é classificado na categoria de sobremesa, mas não precisa ser assim. Considerando a pequena lista de ingredientes – claras de ovo e um toque de ácido – fica claro que não há nada doce por natureza, pelo menos até você adicionar uma pilha de açúcar. Então não faça isso. O merengue pode ser a base de um lanche leve e crocante ou servir como um componente de refeição totalmente saboroso.

Como o merengue é composto principalmente de clara de ovo, você pode facilmente omitir o açúcar, que não é necessário para bater ou mesmo para estabilizar. A prática bem conhecida de adicionar um pouco de creme de tártaro irá diminuir o PH da mistura e ajudar a estabilizar o merengue, mas com isso cuidado, você pode temperá-lo como quiser (exceto a adição de óleos e gorduras, que irão quebrar a estrutura).

Minha receita de saborosos chips de merengue faz uma deliciosa refeição sem gordura e sem glúten que funciona por si só ou pode servir como uma cobertura adorável para qualquer prato que se beneficie de uma crocância crocante e saborosa. Ao contrário dos biscoitos doces de merengue que você já comeu, esses chips não são duros ou densos, mas extremamente leves e macios. Eles começam crocantes e se desintegram completamente na boca, deixando para trás apenas o sabor dos temperos ousados ​​​​que você misturou.

Como fazer salgadinhos de merengue

salgadinhos de merengue

Algumas ondulações ficam perfeitamente normais quando você espalha o merengue.

Começando com uma tigela limpa e um batedor (ou um batedor manual, se você estiver fazendo as coisas manualmente). Adicione as claras e bata até formar uma espuma leve. Polvilhe com creme de tártaro e sal. Continue batendo em alta velocidade até atingir o pico firme . Use uma espátula de borracha para incorporar delicadamente as ervas secas ou temperos de sua preferência. Usei páprica defumada, alho em pó e cebola em pó.

Em uma assadeira forrada com papel manteiga, espalhe o merengue em uma camada uniforme com cerca de 2,5 centímetros de espessura. Opcionalmente, você pode cobrir esta camada com sementes de gergelim, como eu fiz, ou tentar uma semente diferente, se desejar. Asse o merengue por uma hora e 20 minutos em forno a 200°F. Decorrido o tempo de cozimento, desligue o forno e coloque uma luva de forno ou um pano dobrado na porta do forno para mantê-la rachada. Deixe o merengue esfriar lentamente e secar assim por mais uma hora. Depois, o merengue deve ficar crocante, sem mostrar muita cor.

Depois de preparar o jantar, a sopa ou a salada – e pouco antes de comer – quebre o merengue em lascas ou em pedaços menores para espalhar sobre a salada. Guarde o merengue restante em um recipiente bem fechado sobre a bancada. Enquanto permanecerem secos, os chips de merengue durarão cerca de uma semana. 

Minha receita de chips de merengue está abaixo, mas você pode substituir pelos temperos que desejar.

Receita de chips de merengue salgados

Ingredientes:

  • 3 claras de ovo
  • ¼ colher de chá de creme de tártaro
  • ¼ colher de chá de sal
  • ⅛ colher de chá de alho em pó
  • ⅛ colher de chá de cebola em pó
  • ⅛ colher de chá de páprica defumada
  • Sementes de gergelim para polvilhar por cima (opcional)

1. Pré-aqueça o forno para assar a 200°F. Forre uma assadeira com um pedaço de papel manteiga ou um tapete de silicone. 

2. Bata as claras em uma tigela limpa com um batedor limpo até começar a espumar. Polvilhe com creme de tártaro e sal. Bata até que o merengue atinja o pico firme.

3. Misture delicadamente os temperos. Espalhe o merengue na assadeira forrada de pergaminho em uma camada uniforme com cerca de 2,5 centímetros de espessura. Polvilhe sementes de gergelim por cima. 

4. Asse por uma hora. Abra a porta e deixe o merengue secar e esfriar por mais uma hora. Quebre o saboroso merengue em pedaços e cubra o cuscuz, o bife, a salada ou o lanche como estão.