Tartiflette
Tartiflette

Tartiflette é um prato sofisticado de queijo francês que qualquer um pode fazer

O nome parece elegante, mas na verdade é apenas batata, carne de porco e queijo.

Uma tigela de macarrão com queijo pode simplesmente dizer: “Eu te amo”, mas às vezes você está procurando uma forma de expressão culinária mais eloqüente e impressionante. É aqui que entra a tartiflette. É outro carboidrato coberto de queijo, mas com um pouco mais de sofisticação – afinal, é francês. Para realmente impressionar seu parceiro de jantar (ou satisfazer-se), faça este delicioso prato de batata que contém abraços, beijos e uma roda inteira de queijo.

O que é tartiflette? 

Originária da região da Sabóia, nos Alpes ocidentais da França, a tartiflette é um prato farto feito de batatas, toucinho, cebola e queijo reblochon. A maioria desses ingredientes provavelmente parece familiar – lardon é basicamente uma maneira elegante de descrever um pedaço de bacon cortado em fósforos – mas reblochon pode ser novo para você (era para mim). Reblochon é um queijo de leite de vaca cru, macio e de casca lavada, que não podemos obter nos EUA por causa do fator cru e não pasteurizado. Embora alguns fabricantes de queijo ofereçam versões pasteurizadas semelhantes ao reblochon, elas não são exatamente baratas. 

Se o reblochon não estiver disponível perto de você por um preço acessível o suficiente para que você queira derretê-lo com algumas batatas, você pode substituí-lo por qualquer bom queijo derretido (ou tentar fazer o seu próprio ). Se você não gosta de casca florida, experimente port salut, havarti ou gouda. Se você quiser se aproximar da experiência do reblochon, sugiro um queijo com casca; experimente camembert, brie, queijo saint-andré ou le délice de bourgogne.

Se nada disso vibra com você, fique feliz e use o queijo derretido que desejar. Usei brie, porque é fácil de conseguir no supermercado local, e a marca Président faz um “coeur de brie” (coração de brie) bastante ridículo para o Dia dos Namorados, e não resisti em comprá-lo.

Como fazer uma tartiflette fácil

tartiflette

1. Ferva as batatas

Como todos os alimentos reconfortantes deveriam ser, a tartiflette é bastante simples. Para começar, ferva um pouco de água levemente salgada em uma panela grande. Adicione as batatas descascadas e ferva-as até ficarem macias. Se as batatas forem grandes, corte-as primeiro ao meio. Usei batatas russet, mas você também pode usar qualquer uma das coloridas – vermelha, branca ou amarela. (Em retrospecto, eu deveria ter usado uma batata mais cerosa, porque os russets não resistem bem à fervura, mas ainda assim eram adoráveis.) Escorra as batatas e pique-as em fatias de meia polegada de espessura quando esfriarem.

2. Frite os demais ingredientes

Enquanto as batatas fervem, frite a banha em uma frigideira. Se você não tiver toucinho, pode usar pancetta ou bacon picado e grosso. Frite-os até ficarem dourados e crocantes nas bordas. Retire a carne, mas deixe a gordura derretida na frigideira. Frite algumas cebolas picadas e alho na gordura de porco até ficarem macios e translúcidos. Gosto de temperar cebolas quando as frito separadamente, então polvilhe com uma pitada de sal enquanto faço isso. Se o alho e a cebola deixaram algum resíduo (os pedacinhos marrons e crocantes grudados na frigideira), deglaze a frigideira com uma ou duas colheres de sopa de vinho branco, vermute ou até mesmo água. Não desperdice esse sabor.

3. Combine os ingredientes 

Coloque as batatas cortadas em uma tigela grande. Despeje a carne de porco crocante e raspe a cebola, o alho e a gordura restante da frigideira. (Se você usou bacon, pode ser muita gordura. Cerca de uma colher de sopa ou menos está bom, mas se houver mais do que isso, guarde para outro propósito .) Misture os ingredientes para que fiquem bem dispersos e despeje tudo em um assadeira untada com manteiga ou uma frigideira de ferro fundido. 

4. Queijo e leve ao forno

Close-up de batatas e queijo em um prato.

Agora a minha parte favorita: o queijo. Corte a roda (ou coração) de queijo ao meio equatorialmente. Você deseja fazer dois círculos com o interior exposto e um anel de casca intacto. Deixe um como está. Corte o outro em pedaços de meia polegada. Salpique o prato de batata com pedaços de queijo. Dê uma leve pitada de sal em tudo e pressione a outra metade do queijo no centro, com a casca voltada para cima. Espalhe um pouco de creme de leite em toda a panela. Admire sua beleza e leve ao forno a 400 ° F por 15 a 20 minutos ou até que o molho esteja borbulhando e os ingredientes de cima estejam levemente dourados.

Tartiflette é o que chamarei de “molho próprio”. O creme, o queijo derretido, os óleos e o fond da frigideira combinam-se no fundo da frigideira e formam um molho de queijo saboroso e brilhante. Cada batata tenra é coberta com queijo e, ocasionalmente, você encontrará um pedaço de carne de porco crocante e salgado. É realmente um prato para os amantes de queijo.

A receita abaixo é uma tartiflette para dois, mas você pode facilmente dobrá-la para servir quatro. 

Receita de Tartiflette para Dois

Ingredientes: 

  • 2 batatas grandes, descascadas e cortadas em quatro (use russets, yukon golds ou batatas brancas)
  • 4 onças de bacon cortado grosso, picado (ou toucinho)
  • 1 chalota grande, fatiada
  • 1 dente de alho picado
  • ⅓ xícara de creme de leite
  • 1 roda de brie (6-8 onças)
  • Sal e pimenta a gosto

1. Pré-aqueça o forno a 400°F e unte com manteiga uma caçarola de tamanho médio (ou use uma frigideira de ferro fundido). Cozinhe as batatas em água levemente salgada até ficarem macias. Escorra-os e corte-os em fatias grossas de ½ polegada. Reserve-os em uma tigela grande.

2. Em uma frigideira média, frite o bacon até ficar crocante por fora. Retire o bacon e coloque-o na tigela com as batatas, mas deixe a gordura derretida na panela. Frite delicadamente a cebola e o alho na frigideira com uma pitada de sal. Frite-os até que amoleçam e fiquem translúcidos. 

3. Despeje o alho e a cebolinha na tigela de batatas com até uma colher de sopa da gordura derretida da panela. Misture os ingredientes para combiná-los.

4. Despeje a mistura de batata na assadeira. Corte a roda de brie ao meio, equatorialmente, para obter dois círculos de queijo. Corte um em pedaços de ½ polegada e aninhe-os uniformemente entre as batatas. Polvilhe toda a superfície com algumas pitadas de sal e alguns pedaços de pimenta. Pressione o círculo restante de queijo no centro do prato, com a casca voltada para cima. Regue o creme sobre todos os ingredientes. Asse a tartiflette por 15-20 minutos ou até que o molho borbulhe e a parte superior dos ingredientes doure levemente. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.