bolinhos de maçã
bolinhos de maçã

Os melhores bolinhos de maçã são feitos com mistura instantânea para panquecas

Até agora, este é o melhor bolinho de maçã que já comi e exigiu o mínimo de esforço.

Existem muitos tipos de bolinhos de maçã – do tipo grosso e donut fermentado com fermento, ou os anéis de maçã levemente maltratados – mas é a variedade escarpada, cravejada de pedaços de maçã, macia por dentro, mas crocante por fora, que eu adoro. Já tive problemas para obter a consistência e espessura certas para a massa, mas fico feliz em informar que o melhor bolinho de maçã também é o mais fácil. Tudo que você precisa para fritar é uma maçã e um pouco de mistura para panqueca.

Certa vez, fiz bolinhos de maçã com fermento. Demorou várias horas meticulosas por causa do tempo de prova. As maçãs saltaram para todos os lados e os bolinhos acabados ficaram tão grossos que os centros não cozinharam. Foi trágico. No entanto, esta experiência com mistura de panquecas é uma história completamente diferente. 

Decidi pesquisar farinhas criadas quimicamente (como fermento em pó) para obter uma massa mais leve, e logo percebi que tudo que você precisa são ingredientes típicos da mistura para panquecas. Então por que não facilitar minha vida e usar apenas mistura para panqueca? O bolinho de maçã resultante é pura perfeição de maçã frita. É crocante por fora e macio por dentro (mas, felizmente, completamente cozido), e a simples cobertura de baunilha é apenas o empurrãozinho necessário para enviá-lo ao território de “ocasiões especiais”. Os deuses da maçã nos deram um presente, meus amigos. Use bem.

Esta receita usa a típica mistura “completa” para panquecas que você pode comprar em qualquer supermercado, e a massa precisa de pouco mais do que pedaços de maçã e água, o que quase elimina o tempo de preparação. A mistura da massa acontece mais rápido do que o necessário para aquecer uma pequena panela com óleo de fritura. 

Como fazer bolinhos de maçã rápidos

1. Descasque e pique uma maçã de sua preferência

Usei uma maçã Cortland porque estava na minha geladeira. Eu costumo usar Fuji ou Golden Delicious para assar tortas, mas a fritura acontece tão rápido que acho que qualquer maçã que você quiser aguentará bem. Corte os pedaços de maçã em cerca de um terço de polegada. Eles não precisam ser precisos, mas sim cubos com pouco menos de meia polegada de tamanho.

2. Misture a massa

Misture a massa
Misture a massa

Adicione cinco centímetros de óleo de fritura em uma panela pequena e aqueça a 375°F. Adicione uma xícara da mistura completa para panquecas em uma tigela média. Usei uma mistura para panquecas da marca Shoprite. Junte uma colher de chá de canela em pó. Adicione as maçãs à mistura seca e mexa-as para que fiquem bem revestidas. Quando o óleo atingir a temperatura certa, adicione meia xícara de água fria à tigela e mexa até que não haja mais manchas secas e se forme uma massa espessa.

3. Frite os bolinhos

Frite os bolinhos

Coloque colheradas grandes (cerca de um quarto de xícara) de massa no óleo e frite por um minuto de cada lado. Tente manter a temperatura do óleo em torno de 360°F a 375°F para manter o tempo de cozimento preciso e garantir que os bolinhos não dourem demais ou fiquem pesados ​​com óleo. Os bolinhos vão inchar dramaticamente, então certifique-se de não encher a panela se estiver fritando mais de um de cada vez.

bolinhos em uma toalha de papel

Seque os bolinhos em uma toalha de papel (ou use um destes métodos alternativos ) e deixe-os esfriar sobre uma gradinha enquanto frita o resto da massa. Quando terminar de fritar, faça a cobertura. Um bolinho grande simplesmente deve ter um fino véu de cobertura de açúcar translúcido e quebradiço. 

4. Mergulhe-os em cobertura de baunilha

Misture o açúcar de confeiteiro, o extrato de baunilha, uma pitada de sal e a água em uma tigela funda até que não restem grumos. O esmalte deve ser espesso, mas solto. Coloque um bolinho na tigela e use uma colher para colher e espalhar a cobertura por cima até que esteja completamente revestido. Retire o bolinho com um garfo e coloque-o de volta na gradinha para secar. Repita isso com todos os bolinhos. 

A cobertura seca por cima, mas depois de dar uma mordida você verá um desfile de sabores e texturas. Uma mistura de crocante e macio seguida por uma sinfonia de maçã, canela, baunilha e massa frita maltada. Esta receita rende cinco bolinhos de maçã de dez centímetros, mas você certamente pode dobrar a receita se precisar mais.

Bolinhos de maçã fáceis com mistura para panqueca

Ingredientes:

  • 1 xícara de mistura completa para panqueca 
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 maçã média picada (cerca de 1 ¼ xícara de pedaços)
  • ½ xícara de água
  • Óleo para fritar

Para o glacê

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • ¼ colher de chá de extrato de baunilha
  • ¼ colher de chá de sal
  • ¼ xícara de água

1. Em uma panela pequena, aqueça cinco centímetros de óleo de fritura a 375°F. Coloque uma grade de resfriamento sobre uma bandeja de folhas. 

2. Adicione a mistura completa para panquecas em uma tigela média. Misture a canela. Adicione a maçã picada aos ingredientes secos e misture até ficar bem revestida. Quando o óleo estiver pronto, mexa a água na tigela até que não restem manchas secas e se forme uma massa espessa.

3. Coloque a massa no óleo de fritura, cerca de um quarto de xícara, e deixe cada bolinho fritar por um minuto de cada lado. Eles devem ficar inchados e bem dourados. Retire o excesso de óleo em uma toalha de papel e deixe secar na gradinha. Repita com o restante da massa.

4. Para a cobertura, misture todos os ingredientes em uma tigela funda até que todos os pedaços se dissolvam. Adicione um bolinho de maçã de cada vez à tigela e use uma colher para ajudar a cobrir completamente a cobertura. Retire com um garfo e deixe o excesso de glacê escorrer um pouco antes de colocá-lo de volta na gradinha para secar. Repita com os bolinhos restantes. Desfrute com uma xícara de chá quente no café da manhã ou uma caneca de glögg para uma ótima noite.