Não importa a cor, a carne utilizada ou o teor de feijão, o pimentão não deve ser aguado. O pimentão deve ser grosso.
A palavra “chili” pode significar muitas coisas diferentes, dependendo de onde você estiver no país. Deixando a pimenta de lado, o prato conhecido como “chili” pode assumir algumas formas, mais comumente uma bagunça de carne ou feijão ou alguma combinação dos dois, geralmente nadando em uma base de tomate, alho, cebola e (é claro) Pimenta. (Exceto no caso do pimentão branco.) Mas não importa a cor, a carne utilizada ou o teor de feijão, o pimentão não é aguado. O pimentão é grosso .
Fazer chili em casa pode levar minutos ou horas, dependendo dos materiais iniciais, mas geralmente envolve um pouco de fervura, o que ajuda a casar os sabores e reduzir qualquer caldo de sopa em um chili espesso com cobertura de costela. Às vezes, mesmo depois de ferver, o líquido simplesmente não reduz como você deseja. Nesses casos, existem algumas táticas que você pode implementar para engrossar as coisas.
Junte um pouco de masa harina
Masa harina é uma farinha de milho moída feita de nixtamal – milho que foi embebido em uma solução alcalina para dar um sabor mais tostado e de nozes e tornar seus nutrientes mais prontamente disponíveis. Quando adicionado ao pimentão, ele engrossa o líquido, ao mesmo tempo que lhe confere um sabor sutil e tostado de milho. Embora você possa adicioná-lo diretamente a uma panela fervente, fazer uma pasta primeiro garante que ela não grude. Para obter melhores resultados, misture 1 colher de sopa de masa harina e 1 colher de sopa de água e adicione à panela de pimenta. Repita conforme necessário até engrossar ao seu gosto.
Misture alguns feijões
Se você é o tipo de pessoa que “sem feijão no chili”, você pode querer pular esta. (Ou você pode sentir uma emoção ilícita ao esconder alguns feijões secretos ali. Não conheço você.) Os feijões são cheios de fibras espessas e parecem cremosos, em vez de feijões, quando misturados. Basta pegar uma xícara de feijão ou feijão branco, misturar até ficar homogêneo, depois misturar no pimentão e deixar ferver para engrossar.
Seja um pouco francês
O chili não é um prato francês, mas isso não significa que você não possa pegar emprestada uma de suas técnicas. Beurre manié (“manteiga amassada”) é um espessante particularmente útil. Manteiga e farinha são amassadas em partes iguais para fazer uma pasta – como um roux cru – e essa pasta pode ser colocada em uma panela fervente de chili (ou qualquer outra coisa) para adicionar corpo e um toque de riqueza. Começo com duas colheres de sopa de manteiga e farinha, amasso, depois rasgo a massa pastosa em pedaços e adiciono um de cada vez, até que o pimentão fique perfeitamente espesso.
Faça uma pasta de amido de milho mais emocionante
Adicionar colheradas de amido de milho diretamente na panela pode fazer com que o pó se aglomere, mas fazer uma pasta rápida evita que isso aconteça. A pasta de amido de milho geralmente é feita com água, mas não há lei contra o uso de algo mais excitante .
Experimente fazer uma pasta com amido de milho e cerveja, suco de tomate, molho de peixe (para umami extra) ou até mesmo bourbon. Qualquer líquido potável serve; você só precisa de quantidades iguais de líquido e amido de milho por volume. Comece com algumas colheres de sopa de cada um, misture-os e regue-os na panela quente de pimenta para dar corpo e um pouco de sabor.