Este método de forno pode tornar qualquer receita de panqueca de suflê um pouco mais rápida.
As panquecas de suflê japonesas são fofas, impressionantemente altas, totalmente compatíveis com o Instagram e, ainda por cima, têm um sabor ótimo. Você não precisa ir a um restaurante para comer seu próprio bolo de café da manhã. A massa para panquecas suflê não é tão diferente da massa normal para panquecas; é o tempo de cozimento lento que torna o processo tedioso. Em vez de esperar 20 minutos para fazer uma única panqueca em uma frigideira, siga o exemplo dos suflês clássicos e use ramequins para fazer um lote inteiro de panquecas de suflê de uma só vez.
O que são panquecas de suflê japonesas?
Essas panquecas grandiosas são, em última análise, o que todos nós queremos de uma panqueca: Fluff, aumentado para 11. Farinha multiuso (ou farinha para bolo), ovos e manteiga são combinados com claras de ovo batidas para aumentar a altura, com um pouco de apoio de um colarinho de papel manteiga e um pequeno anel de metal para muffin inglês.
Depois que as claras batidas estiverem dobradas na base da massa da panqueca, o anel é colocado em uma frigideira levemente untada e uma pequena tira de papel manteiga é untada com manteiga. O pergaminho gruda no anel de metal untado com manteiga e sobressai alguns centímetros, formando um molde temporário e antiaderente para bolo. Cerca de 1/3 xícara de massa vai para a forma e a panela é coberta com uma tampa.
As panquecas suflê são tão grossas que devem ser cozidas no fogo mais baixo possível e cobertas com uma tampa para que o vapor se acumule e ajude no cozimento. Isso produz os resultados mais suaves e macios, mas, cara, isso demora um pouco. Defina um cronômetro para 15 minutos, então você pode remover o pergaminho e o anel de metal e finalmente virar a panqueca. Se acontecer de você estar fazendo panquecas para mais de uma pessoa, ou quiser saborear duas ao mesmo tempo, experimente minha técnica a granel com ramequins e o sempre útil forno.
Como fazer um lote de panquecas suflê
Em vez de fritar panquecas individualmente no fogão, o que leva tempo e deixa a maior parte da massa na tigela, esvaziando lentamente, faça todas as panquecas de uma vez no forno.
Pré-aqueça o forno a 300°F. Unte quatro a seis ramequins pequenos com manteiga. Você pode polvilhar os ramequins com farinha, como faria ao preparar uma forma de bolo, ou forrar cada ramequin com um pequeno círculo de pergaminho no fundo e uma gola de pergaminho nas laterais. Ambos ajudarão a panqueca a se soltar no final. O pergaminho leva mais tempo para arrumar, mas é mais antiaderente. Manteiga e farinha são mais rápidas e fáceis, mas pode ser necessário afrouxar as pontas com uma faca. Fiz um de cada, que vocês podem ver na foto. (Eu removi uma seção da gola de pergaminho para que seja mais fácil ver o que está acontecendo, mas a gola dá toda a volta.) Você decide o que funciona para você.
Depois de assar, remova o colar de papel manteiga ou solte as bordas com uma faca pequena antes de retirá-los dos ramequins.
Encha todos os ramequins com massa até três quartos da altura e leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até que o topo comece a ganhar cor e eles não murchem quando tocados suavemente no topo. Deixe esfriar um pouco sobre uma gradinha e solte as bordas das panquecas dos ramequins. Retire-os da louça com cuidado, pois os ramequins estarão quentes.
Gosto de colocá-los no prato de cabeça para baixo, porque o fundo do ramekin tem bordas bonitas e afiadas, como se você tivesse feito em uma panela. Polvilhe-os com açúcar de confeiteiro, regue com calda ou adicione qualquer uma de suas coberturas favoritas para panquecas. Sirva todos de uma vez, porque, diferentemente da versão frigideira, você realmente pode.
Este método de forno funcionará com qualquer receita de panqueca de suflê que você usar. Modifiquei ligeiramente esta receita do King Arthur Baking e usei minha técnica de cozimento em lote.
Receita de panqueca de suflê assada em lote
Ingredientes:
- 4 ovos, separados
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- ½ xícara de farinha multiuso
- 1 ¼ colher de chá de fermento em pó
- Amontoando ¼ colher de chá de sal
- ⅛ colher de chá de creme de tártaro
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Coberturas de panqueca
Pré-aqueça o forno a 300°F. Unte quatro a seis ramequins pequenos com manteiga. Polvilhe os ramequins com farinha ou forre cada ramequin com um pequeno círculo de pergaminho no fundo e uma gola de pergaminho nas laterais. Coloque-os em uma bandeja de folhas.
Bata as gemas, a água, a manteiga derretida e o extrato de baunilha em uma tigela média. Bata a farinha e o fermento em uma tigela pequena e adicione à mistura de gemas. Bata até ficar homogêneo.
Em uma tigela separada com um batedor ou na batedeira, bata as claras até formar uma espuma. Adicione o sal, o creme de tártaro e o açúcar. Bata até formar picos firmes. Dobre as claras na base de gema em quatro partes. Distribua a massa entre os ramequins de forma que cada um fique cerca de três quartos cheio. Asse por 20 a 25 minutos ou até que a parte superior comece a dourar e eles saltem ligeiramente quando pressionados suavemente por cima. Esfrie os ramequins sobre uma gradinha e solte as laterais dos pratos. Vire-os e coloque-os de cabeça para baixo com suas coberturas favoritas para panquecas.