Geralmente, quando o assunto é roupa íntima, não temos uma frequência de troca, não é mesmo? No entanto, você já parou para pensar que suas roupas íntimas também têm uma data de validade?
Assim como as roupas do dia a dia, a cueca Lupo, os sutiãs e outras peças íntimas precisam ser renovadas regularmente, só assim teremos o conforto, a higiene e o bem-estar necessários. Afinal, dar atenção às suas lingeries é uma forma de autocuidado.
Como adicionar personalidade às roupas íntimas?
Pode parecer que não, mas é absolutamente possível ter estilo pessoal com roupas íntimas. Da mesma forma que escolhemos roupas externas que refletem nossa personalidade, nossas lingeries também podem ser uma extensão desse estilo. Fazemos isso ao:
- escolher calcinhas e sutiãs em cores e estampas divertidas, uma cor vibrante dependendo do seu gosto;
- optar por modelos de calcinhas e sutiãs que sejam confortáveis;
- comprar tecidos lisos e mais ousados;
- usar conjuntos de calcinha e sutiã que combinem entre si;
- adicionar cintos, meias, ligas ou outros acessórios que complementam as roupas íntimas.
Por que se preocupar com as roupas íntimas?
A preocupação com as roupas íntimas está relacionada ao nosso bem-estar geral, pois envolve higiene e conforto. Por essas razões, o certo é termos atenção e cuidado com elas do mesmo modo que fazemos com os looks do dia a dia.
Higiene
As peças de baixo ficam em contato constante com áreas sensíveis do corpo, como a região genital e as axilas. Por isso, para evitar o acúmulo de bactérias e prevenir infecções e irritações na pele, a higienização delas é essencial.
Conforto
Pensando em nosso conforto durante as atividades rotineiras, devemos optar por peças que nos deixem com a sensação de liberdade, já que quando estão muito apertadas ou frouxas podem causar desconforto e irritação na pele.
Autoestima
Outro motivo relevante é que as peças íntimas quando bonitas e bem cuidadas podem aumentar a nossa autoestima e a confiança, assim passamos a sentir que nosso corpo está contornado devido a alguns cortes dos modelos, refletindo positivamente no seu humor.
Saúde
As roupas íntimas desgastadas ou sujas podem representar um risco para a saúde. Por isso, para evitar os problemas que afetam nossa condição física, causando irritações na pele, infecções fúngicas e outras doenças, a substituição precisa ser feita regularmente.
Quando o assunto é saúde feminina, o cuidado deve ser redobrado, pois o órgão das mulheres, por ser interno, está mais propício a infecções. Por isso, muitos médicos recomendam que se utilize peças fabricadas com tecidos respiráveis, como o algodão, além de ser aconselhável não usar calcinha para dormir.
Quando comprar roupas íntimas novas?
A hora certa de renovar suas roupas de baixo começa não somente pelo conforto, mas também em questões de higiene e preocupação com a saúde íntima. Quando elas apresentarem alguns desses sinais a seguir, chegou o momento de substituí-las.
Desgaste visível
Quando os elásticos estiverem esticados ou gastos, os tecidos finos, com furos ou costuras soltas, é um sinal visível de que suas roupas íntimas já cumpriram seu papel e precisam ser substituídas.
Perda de elasticidade
Quando as calcinhas e sutiãs perdem a elasticidade, deixam de oferecer o suporte necessário. Por isso, se as alças dos sutiãs estão frouxas, as calcinhas não se ajustam mais ao corpo como antes, é o momento de descartá-las e comprar novas.
Manchas persistentes e odores desagradáveis
As manchas que não saem mesmo após a lavagem e odores persistentes podem indicar que as roupas íntimas estão deterioradas e não são mais higienicamente seguras para o uso. Além disso, usá-las muito desgastadas pode apresentar algum risco para a sua saúde.
Alterações no ajuste
Com a perda ou ganho de peso, é natural que precisemos fazer alguns ajustes nas peças. Assim, calcinhas que ficam apertadas ou largas demais, sutiãs que apertam ou não oferecem mais suporte adequado são sinais de que é hora de renovar.
Desconforto e irritação na pele
Tenha atenção com o tipo de tecido. Caso sinta desconforto, coceira ou irritação na pele ao usar suas roupas íntimas, troque imediatamente para não desencadear alguma dermatite. Tecidos desgastados podem irritar a pele sensível.