Coloque em uma tigela esta massa de sopa de cebola francesa

São todas as melhores partes da sopa de cebola francesa, com o abraço quente do macarrão.

A caramelização, a doçura e os sabores umami profundos de uma tigela fumegante de sopa de cebola francesa são terrivelmente difíceis de resistir, e é por isso que tenho o prazer de informar que peguei todas as partes boas da incrível sopa clássica e a transformei em massa. Mas também sinto muito, porque você tem que largar tudo e fazer isso agora mesmo. 

Felizmente não é tão difícil de fazer. Basta um pouco de paciência na hora de caramelizar a cebola, mas é do tipo passivo onde você pode ficar andando pela cozinha, falando ao telefone ou assistindo vídeos de gatos. Direi que a lenta caramelização da cebola vale bem o sabor robusto e penetrante que ela recompensa mais tarde. 

Como fazer macarrão para sopa de cebola francesa

1. Prepare o molho

Tal como acontece com o caldo da sopa, o molho é a parte mais importante deste prato de massa. Comece fatiando as cebolas doces. Normalmente corto a cebola descascada ao meio, de cima para baixo, depois coloco um hemisfério no lado achatado e corto finamente de cima para baixo. Então obtenho fatias longas com aproximadamente o mesmo comprimento. 

Prepare o molho

Logo após misturar a cebola crua com a manteiga e o sal. 

Misture as cebolas em uma panela grande com uma colher de sopa de manteiga e um pouco de sal. Cozinhe as cebolas em fogo médio-baixo por cerca de 35 a 45 minutos, mexendo ocasionalmente e semi-cobrindo com uma tampa quando não estiver. As cebolas perderão água e ficarão com um marrom dourado profundo. 

Misture com macarrão

Após 40 minutos, as cebolas amoleceram, reduziram e caramelizaram. Crédito: Allie Chanthorn Reinmann

Adicione alguns raminhos de tomilho fresco à panela e algumas colheres de vinho branco para soltar o gosto. (Esse é um termo sofisticado para “pedaços crocantes presos no fundo da panela”.) Ele evaporará em cerca de um minuto. Se preferir não usar vinho, pode substituí-lo por caldo. Adicione outra colher de sopa de manteiga e deixe derreter. Adicione uma colher de sopa de farinha e mexa por cerca de um minuto para fazer um roux emaranhado de cebola. Isso vai engrossar o molho para que cada pedaço de macarrão fique coberto com uma camada aveludada e saborosa. 

Misture lentamente o caldo de carne quente (normalmente coloco no microondas por um minuto antes), mexendo continuamente até o molho engrossar. Se preferir um molho ainda mais solto, adicione mais algumas colheres de caldo.

2. Misture com macarrão

Usei espaguete, mas qualquer massa longa fica perfeita. Experimente linguini, cabelo de anjo, fettuccini, bucatini ou meu favorito, espaguete rigati. Ferva a água e cozinhe o macarrão normalmente. Comecei a ferver a água cerca de 20 minutos após o início da caramelização da cebola. Assim que comecei a misturar o caldo na mistura de cebola, joguei o macarrão na panela com água fervente.

Misture com macarrão

Quando o molho estiver pronto e o macarrão cozido, escorra o macarrão e misture-o ao molho de cebola. Adicione um punhado de queijo gruyère ralado e misture bem. Coloque-o em tigelas de servir.

3. Faça o crouton

Sejamos honestos, ninguém gostaria de sopa de cebola francesa se o pão de queijo não estivesse por cima. E então, pão de queijo, devemos flutuar. Torre algumas fatias de pão francês. Gosto de cortá-lo com cerca de meia polegada de espessura e em viés. Uma simples torrada leve em uma torradeira está bem. O objetivo é deixar a fatia inteira crocante, para depois derreter rapidamente o queijo. Coloque a torrada em uma assadeira e cubra com queijo gruyère ralado. Realmente cubra isso. Pontos extras se a pilha de queijo transbordar na assadeira; as pessoas vão brigar por aquele frico crocante. Leve a assadeira ao forno até a hora de grelhar, apenas alguns minutos antes de colocar o macarrão no prato.

Grelhe o crouton por cerca de dois ou três minutos ou até derreter completamente e borbulhar. (Fique de olho. O tempo varia dependendo da proximidade da torrada da resistência.) Deixe esfriar um pouco e use uma espátula para retirá-la da frigideira. Cubra cada tigela de macarrão com um crouton de queijo.

Esta receita é suficiente para duas tigelas modestas de uma deliciosa e cremosa massa de sopa de cebola francesa ou uma única tigela cheia de conforto que você absolutamente merece. 

Receita de macarrão com sopa de cebola francesa

Ingredientes:

  • 2 xícaras de cebola doce fatiada
  • 2 colheres de sopa de manteiga, dividida
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de vinho branco (substitua por caldo, se desejar)
  • 1 colher de sopa de farinha
  • ½ xícara de caldo de carne, aquecido
  • 2 raminhos de tomilho
  • 4 grãos de pimenta preta
  • ½ xícara de queijo gruyère ralado ou ralado + mais para os croutons
  • 4 onças de espaguete, fervido e escorrido
  • 2 fatias de pão francês 

1. Em uma panela média em fogo médio, adicione uma colher de sopa de manteiga, sal e todas as cebolas picadas. Cozinhe e mexa para cobrir as cebolas com manteiga. Cubra a panela com uma tampa e deixe a cebola cozinhar completamente tampada por cerca de cinco minutos.

2. Descubra as cebolas. Mexa novamente e reduza o fogo para médio baixo. Continue mexendo de vez em quando, cobrindo a panela com a tampa levemente aberta entre as mexidas, para ajudar a cozinhar por igual. Isso leva de 35 a 45 minutos. Deixe a cebola caramelizar lentamente, se apressar pode queimar.

3. Enquanto isso, prepare o crouton. Torre levemente o pão francês da maneira que desejar; Eu uso uma torradeira. Coloque o pão torrado em uma assadeira e cubra generosamente com gruyère ralado. Pouco antes de servir, grelhe a torrada por dois ou três minutos para derreter o queijo até formar espuma.

4. Adicione o tomilho e o vinho (ou igual medida de caldo) à panela de cebola. Mexa para deglaçar a panela. Depois de quase evaporado, adicione a outra colher de sopa de manteiga e deixe derreter. Adicione a farinha e mexa por um ou dois minutos para fazer um roux. Adicione lentamente o caldo enquanto mexe para fazer um molho ligeiramente espesso. Junte a pimenta-do-reino. Retire o molho do fogo.

5. Retire os talos de tomilho do molho e descarte. Adicione o macarrão cozido e escorrido à panela com o molho de cebola. Adicione o gruyère e misture bem. Coloque o macarrão em uma tigela e cubra com o crouton de pão francês com queijo. Decore com mais queijo ralado ou tomilho fresco, se desejar. Sirva quente.